O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira, 6, que a Rússia “não pode ficar” com o território invadido da Ucrânia. O petista também defendeu a negociação entre os países para o encerramento do conflito.
A guerra entre Rússia e Ucrânia teve início em fevereiro do ano passado, quando tropas comandadas por Putin invadiram o território vizinho. Segundo levantamentos, a Rússia já teria conquistado cerca de 160 mil quilômetros quadrados desde o começo dos conflitos.
“Não é necessário ter guerra. Ah, o que é que o Putin quer? O Putin não pode ficar com o terreno da Ucrânia. Talvez nem se discuta a Crimeia, mas o que ele invadiu de novo vai ter que repensar”, disse Lula em café com jornalistas no Palácio do Planalto.
“O Zelensky não pode também ter tudo o que ele pensa que vai querer. A Otan não vai poder se instalar na fronteira. Tudo isso é assunto que a gente tem que colocar na mesa”, completou o presidente.
Lula deve debater o tema com o presidente da China, Xi Jinping, durante reunião realizada em Pequim. Uma das ideias do petista é intermediar o conflito junto com Estados Unidos, China, Índia e Indonésia.
Discussão sobre post