
Foto: Tiago Gilleno e Weslen Aquino
Após acompanhar a entrevista concedida pelo prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Júnior, à Rainha FM, na última sexta-feira (08), o vereador Weslen Aquino se pronunciou publicamente sobre as declarações feitas pelo gestor municipal. Durante a entrevista, o prefeito fez críticas ao comportamento político do aliado e chegou a citar o nome do parlamentar diversas vezes, classificando-o como “traidor”, embora sem detalhar quais atitudes teriam motivado a acusação.
Na entrevista, Laércio Júnior também questionou a trajetória política de Weslen Aquino e afirmou que o apoiava antes mesmo da eleição. O prefeito ainda sugeriu que o vereador não estaria demonstrando gratidão pelo apoio recebido ao longo dos últimos anos. Outro ponto levantado pelo gestor foi o desconforto em relação à permanência do parlamentar no grupo político, afirmando acreditar que, em algum momento, Weslen deverá comunicar oficialmente sua saída da base.
Surpreso com as declarações, o vereador afirmou que decidiu se manifestar para esclarecer os fatos. Segundo ele, gratidão sempre fez parte de sua trajetória política e pessoal.
“Gratidão é um dos gestos mais bonitos que existem e eu sempre serei grato por tudo. Mas é importante destacar que gratidão não pode ser confundida com conveniência. Muitas pessoas falam sobre o fato de eu ter sido secretário no primeiro mandato do prefeito, e eu sempre serei grato por essa oportunidade”, declarou.
Weslen Aquino também relembrou o período em que esteve à frente da Secretaria de Cultura, entre os anos de 2022 e 2024. Segundo o vereador, o convite partiu do próprio prefeito, que buscava alguém com perfil técnico para assumir a pasta.
“Quando o prefeito bateu à minha porta, ele procurava uma pessoa técnica. Eu honrei essa oportunidade. Conseguimos transformar uma secretaria que era apagada em destaque, sendo premiada por diversos institutos de pesquisa e fortalecendo a cultura local. Essa gratidão precisa existir dos dois lados. A oportunidade foi dada, mas o trabalho também foi entregue”, afirmou.
Outro trecho da entrevista do prefeito que gerou incômodo no vereador foi quando Laércio Júnior questionou “quem era Weslen Aquino na política”. Para o parlamentar, a declaração desconsidera toda a sua trajetória construída ao lado da população.
“É como se todo o nosso trabalho não tivesse valor e estivesse apenas ligado ao fato de usar o nome do prefeito. Parece que os esforços da minha família, da minha equipe e toda a nossa campanha porta a porta não tiveram importância. Durante a campanha, pedíamos votos para mim e também para Laércio Júnior. A gratidão sempre foi mútua”, destacou.
Weslen também rebateu a narrativa de que estaria assumindo uma postura de oposição ou traição política. Segundo ele, as cobranças e posicionamentos feitos nas redes sociais fazem parte do papel do vereador.
“O que eu fiz para ser chamado de traidor ou opositor? Foi gravar um vídeo defendendo a classe artística, que sempre apoiei, por considerar baixos os valores pagos aos artistas locais? Ou foi cobrar demandas da população, que diariamente me procura?”, questionou.
O vereador ainda comentou as críticas do prefeito sobre o uso das redes sociais. Durante a entrevista, Laércio Júnior teria afirmado que alguns vídeos gravados por Weslen seriam apenas para ganhar visibilidade. O parlamentar rebateu lembrando que o próprio prefeito mantém forte atuação digital e, inclusive, sempre incentivou vereadores da base a fortalecerem presença nas redes sociais, chegando a colocar a equipe de marketing da gestão à disposição daqueles que tinham dificuldade com esse tipo de comunicação.
“Prefeito, suas redes sociais são das mais movimentadas entre os prefeitos da Bahia. O senhor faz várias postagens por dia, possui uma equipe de marketing consolidada e isso lhe dá visibilidade porque mostra seu trabalho. Inclusive, muitas vezes o senhor incentivou vereadores a gravarem vídeos também. Então por que, quando eu gravo, é visto como busca por likes ou promoção pessoal?”, declarou.
Na avaliação de Weslen Aquino, as redes sociais representam atualmente um canal direto de comunicação com a população e uma ferramenta importante para mostrar seu trabalho parlamentar.
Sobre a narrativa de que estaria se tornando opositor dentro da base governista, Weslen Aquino também levantou questionamentos relacionados às articulações políticas para as eleições de deputados em 2026.
“Essa narrativa seria porque eu não irei apoiar e nem votar nos deputados do prefeito? É importante lembrar que outros vereadores da própria base também não votarão nos candidatos dele, e isso sempre foi natural. Será que todos serão tratados como opositores ou traidores?”, questionou.
Atualmente, Weslen Aquino deverá apoiar Neto Carletto para deputado federal e Tiago Gilio para deputado estadual. Já o prefeito Laércio Júnior segue apoiando Elmar Nascimento para federal e Júnior Nascimento para estadual.
Nos bastidores políticos, a informação é de que outros vereadores da própria base também deverão seguir caminhos diferentes dos definidos pelo prefeito nas eleições proporcionais. Alguns parlamentares devem apoiar o candidato federal defendido pelo gestor, mas caminhar com outro nome para deputado estadual.
Outro caso citado nos bastidores é o de Cleiton Vieira, integrante da base governista que decidiu disputar uma vaga para deputado estadual e, consequentemente, não deverá apoiar os candidatos ligados ao prefeito.
Nos corredores da política bonfinense, a avaliação é de que o desgaste público entre prefeito e vereador revela um momento delicado dentro da base governista. Apesar do tom duro adotado durante a entrevista, Laércio Júnior ainda não explicou objetivamente qual teria sido a suposta traição cometida por Weslen Aquino. Já o vereador tenta sustentar o discurso de independência política, afirmando que continuará exercendo o papel de fiscalização e cobrança sem romper oficialmente com o grupo. O cenário agora abre espaço para novos desdobramentos políticos nos próximos meses, principalmente com a aproximação das articulações para as eleições de 2026.










Discussão sobre post