Foto: Ilustrativa

O vereador Jeorge Catatau, preocupado com a qualidade da alimentação escolar oferecida nas escolas de Senhor do Bonfim, trouxe à tona um tema polêmico durante uma de suas falas na Câmara Municipal. Ele destacou a presença de alimentos processados, como a salsicha, nas refeições servidas aos alunos, apontando os potenciais riscos à saúde de crianças e adolescentes.
Segundo Catatau, a salsicha é um exemplo de alimento que, conforme alertam organizações de saúde, pode ser cancerígeno devido ao seu alto teor de conservantes e substâncias químicas presentes no processo de fabricação. O parlamentar, visivelmente preocupado, fez um apelo para que a alimentação escolar seja mais saudável, substituindo esses produtos por opções mais nutritivas e seguras.
“É alarmante que nossos crianças estejam consumindo alimentos que podem colocar em risco a saúde delas. A salsicha, por exemplo, é um produto que já foi classificado como potencialmente cancerígeno por diversas entidades de saúde ao redor do mundo. Precisamos agir e garantir que nossas crianças recebam uma alimentação adequada e sem esses riscos”, afirmou Catatau.
Com isso, o vereador já está se preparando para uma reunião com a secretária de Educação do município, Eline Sobreira, para discutir alternativas. “Não é apenas a salsicha, mas outros alimentos processados e embutidos que precisam ser repensados na merenda escolar. Vamos procurar alternativas que promovam a saúde e o bem-estar dos nossos alunos”, destacou.
O tema é relevante, especialmente quando se considera o exemplo dado pelo ex-prefeito de São Paulo, João Doria, que sancionou um projeto de lei proibindo a oferta de alimentos embutidos nas escolas municipais. Produtos como salsichas, linguiças, salames, mortadelas e chouriços, comumente presentes nas merendas escolares, têm sido alvo de críticas devido ao seu alto índice de substâncias artificiais e conservantes, considerados prejudiciais à saúde, principalmente das crianças.
A proposta de Catatau segue na linha de mudanças que buscam a substituição de alimentos que, além de prejudiciais à saúde, são pouco nutritivos. A discussão promete continuar nos próximos dias, com a expectativa de que a secretaria de Educação do município se comprometa com a oferta de uma alimentação mais saudável nas escolas de Senhor do Bonfim.
Por Ivan Silva / IVANSILVANOTICIA
Discussão sobre post