Foto: Gustavo Lima / Agência O Globo
A cúpula do União Brasil está planejando um grande investimento nas campanhas do deputado federal baiano Elmar Nascimento e do senador amapaense Davi Alcolumbre para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente.
De acordo com informações do site Metrópoles, fontes da direção do partido revelaram que a sigla vai alugar dois jatinhos para que Elmar e Alcolumbre possam viajar pelo Brasil em busca de votos de deputados e senadores em diversos estados.
Além disso, o União Brasil contratou a empresa do jornalista Guilherme Barros para ajudar na assessoria de comunicação de Elmar e Alcolumbre durante a campanha.
Na última semana, Elmar Nascimento organizou uma festa em Brasília para celebrar seu aniversário, interpretado como um impulso para sua candidatura.
O evento, realizado na noite da última quarta (10) em uma mansão no Lago Sul, área nobre de Brasília, foi cenário de importantes movimentações políticas.
A festa de Elmar Nascimento também teve encontros inusitados, como o do senador e ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil-PR) e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, um dos alvos da operação Lava Jato conduzida por Moro.
Participaram do evento, ainda, os presidentes do PL, Valdemar da Costa Neto; do Republicanos, Marcos Pereira; do PP, Ciro Nogueira; e do União Brasil, Antônio Rueda.
Atualmente, Elmar é considerado o favorito de Arthur Lira (PP) para sucedê-lo na presidência da Câmara, com a eleição marcada para o início de fevereiro de 2025.
Além de Elmar, os deputados federais Antonio Brito (PSD), outro baiano na disputa, e Marcos Pereira (Republicanos), também se apresentam como pré-candidatos pela presidência da Câmara. Eles também têm se movimentado para o posto.
Em abril, Marcos Pereira organizou uma celebração com a presença de ministros, congressistas e familiares. E, na última terça-feira (9), um dia antes da festa de Elmar, Antonio Brito reuniu congressistas no restaurante Coco Bambu, no Lago Sul.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que há “três grandes nomes” para sucedê-lo no cargo em 2025 e ressaltou que os deputados são “do mesmo bloco político”. As declarações ocorreram ontem, em entrevista à CNN Brasil. Na ocasião, ele afirmou que uma possível unidade em torno de um candidato deve ser amadurecida em agosto.
“Hoje, nós temos três grandes nomes para a disputa da presidência da Câmara em 2025, e três grandes nomes do mesmo grupo político, do mesmo bloco político. Eu tive os votos dos três nas duas eleições que disputei”, disse.
Lira acrescentou: “Portanto, de mim, há justiça de deixar que cada um caminhe, faça as suas conversas, lute pelo objetivo. Eu já estive nessa posição, e é importante que todos tenham a oportunidade de conversar, de discutir. Em agosto, as coisas afunilarão, eu penso, para que tenhamos o apoio do centro, da direita, da esquerda”.
O presidente da Câmara afirmou que somente PSOL, Rede e Novo não compõem o bloco partidário do qual participam os três nomes. Até o momento, os nomes em destaque na disputa pela sucessão de Lira são o do líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), o do líder do PSD na Câmara, Antonio Brito (BA), e o do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP).
Tribuna da Bahia, Salvador
Discussão sobre post