A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada e, agora, irá ocorrer de 1º a 30 de abril. A etapa computa o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino. O estado ocupa a 7ª colocação no ranking nacional.
Com a vacinação, é estimado que cerca de 13 milhões de cabeças tenham sido imunizadas. Na última etapa, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é de vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino.
Os produtores terão até 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a localização das propriedades. Os dados podem ser informados através do site ou nos escritórios da Adab.
Equipes da Adab estão realizando vigilância sorológica para registrar a ausência do vírus da Febre Aftosa na Bahia. A ação compõe o Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), que possui como objetivo comprovar que o estado tem condições para obter a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.
O Plano está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).
Discussão sobre post