O presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, afirmou nesta terça-feira (24) que o deputado federal Pastor Sargento Isidório, filiado à legenda, será candidato a prefeito de Salvador “se quiser”. “Até porque ele comanda o partido em Salvador e é um grande parceiro nosso, com quem temos imenso carinho e respeito. Se ele (Isidório) quiser, será (candidato)”, declarou o dirigente em entrevista concedida ao Toda Bahia na Assembleia Legislativa.
Carletto ponderou, no entanto, que “a política é a arte da conversa”, sinalizando a posição do Avante de acompanhar a decisão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre as eleições de 2024 na capital. “Com certeza chegaremos a um entendimento e vamos estar unidos com o governo em torno de uma única candidatura em Salvador”, frisou.
O presidente estadual do Avante afirmou que o partido deve caminhar com o governo no pleito municipal também na maioria das cidades do interior. Ele assegurou que a sigla possui atualmente mais de 50 prefeitos filiados e cerca de 200 comissões provisórias. “Estamos trabalhando com muita cautela. Vamos chegar fortes em 2022, mas não estou caçando prefeito”, brincou com a própria “fama” atribuída pelos aliados.
Questionado sobre quantos deputados estaduais devem ingressar no Avante na janela partidária de 2026, Carletto tergiversou. “Ainda falta muito tempo para essa janela se abrir. Mas estamos de portas abertas para receber quantos quiserem vir”.
Ronaldo Carletto foi um dos principais articuladores da formação, na Assembleia, do bloco informal de oito parlamentares de partidos que não apoiaram Jerônimo nas eleições de 2022. O grupo, apelidado de “G8 original”, pois um outro bloco se formou na semana passada, é composto pelos deputados Vitor Azevedo (PL), Raimundinho da JR (PL), Luciano Araújo (Solidariedade), Felipe Duarte (PP), Nelson Leal (PP), Laerte de Vando (Podemos), Binho Galinha (Patriota) e Patrick Lopes (Avante).
Discussão sobre post