Técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, já afirmou que é a favor da paralisação do campeonato, por conta da tragédia que assola o Rio Grande do Sul, e agora chegou a propor, em entrevista ao SportTV, um Brasileirão sem rebaixamento nesta temporada. As declarações, no entanto, chamaram atenção de torcedores, porque no campeonato de 2021, quando estava sendo discutido a suspensão da temporada por causa da Covid-19, o treinador se colocou contra a interrupção.
“O futebol é o local mais seguro, não que seja 100%. Mas a gente está fazendo, entre aspas, um favor ao povo. Estamos trabalhando, mas no momento que a gente joga a gente ajuda o torcedor a ficar em casa. Não quer dizer que a gente está 100% garantido. Não pode parar tudo no país. Daqui a pouco a pessoa fica em casa, mas pode morrer de fome. É difícil, é difícil? Cada um tem uma opinião”, afirmou na época.
Agora, Gaúcho, que se diz 101% a favor da paralisação, afirma que a parte financeira não é mais importante que as vidas afetadas pela tragédia.
“Entendo que tem a parte financeira de alguns clubes, eles precisam andar. Mas o que é mais importante, a parte financeira ou as vidas humanas? É inacreditável”, disse em entrevista recente.
Em 2020, o nome de Renato Gaúcho ganhou holofotes quando ele protagonizou idas à praia no Rio de Janeiro, durante a pandemia, quando o Grêmio ainda se preparava para retornar ao futebol. Neste período, as medidas de isolamento social estavam em vigor na capital carioca.
Discussão sobre post