O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, reagiu ontem a uma pesquisa que mostra o favoritismo do prefeito Bruno Reis (União Brasil) em Salvador. Segundo ele, o PT venceu as últimas eleições estaduais mesmo quando todas as pesquisas apontavam para a vitória do grupo carlista.
O dirigente partidário não descartou que a mesma surpresa venha ocorrer nas eleições municipais de 2024 em Salvador, que tem o atual prefeito da capital baiana à frente em levantamento de intenção de voto realizado em março deste ano. “Sentimento de vitória de véspera deles sempre favoreceu o PT”, afirma Éden.
“Para nós do Partido dos Trabalhadores, o importante é o resultado das urnas. Aqui na Bahia, as pesquisas não conseguiram captar o real desejo da população e o resultado todos nós já conhecemos. Wagner venceu Paulo Souto, Rui também ganhou de Paulo Souto e Jerônimo derrotou ACM Neto, contrariando as pesquisas”, disse o petista, ao afirmar que prepotência e “salto alto” não combinam com o PT.
Éden acrescentou ainda que o partido vai trabalhar com muita humildade e unidade com os aliados para Jerônimo e Lula vencerem as eleições municipais em todas as cidades da Bahia, inclusive em Salvador. O presidente do PT usou como exemplo de antecipação de vitória a certeza de ACM Neto de que seria o vencedor do pleito de 2022.
Éden ainda disse que acredita que Bruno pode cometer o mesmo erro se começar a comemorar sua reeleição antes da hora. “O ex-prefeito incorreu em um grande equívoco ao comemorar vitória antes do resultado da eleição. Teve a audácia de dizer que se preparou durante toda a vida para ser governador como se o povo da Bahia devesse isso a ele, botou a carroça na frente dos bois e perdeu nas urnas”, emendou.
Segundo um levantamento do Instituto Paraná encomendado pela revista Veja, Bruno Reis, ungido com a maior votação proporcional do país na última corrida municipal (64,2% dos votos válidos), hoje tem o seu governo aprovado por 68% da população da capital baiana.
Discussão sobre post