O município de Filadélfia está em 5º lugar nos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil, entre os 417 municípios da Bahia e em 1º lugar na macrorregião Norte.
O Programa Previne Brasil é o modelo de avaliação para financiamento da atenção primária à saúde, onde é avaliado o serviço de saúde ofertado nas unidades, como por exemplo programa de pré-natal, atendimento odontológico, atendimento aos hipertensos e diabéticos.
O recurso é destinado ao município conforme nota de desempenho. Filadélfia obteve nota 10,0 no Indicador Sintético Final (ISF).
O prefeito Louro Maia celebra a conquista e reitera a participação de toda a equipe de Saúde neste resultado. “Filadélfia só se destaca em indicadores como este porque conta com servidores preparados e motivados a trabalharem sempre pelo bem da população. Por isso, estamos sempre à frente, sendo referência para outros municípios no atendimento à Saúde”, destacou.
Segundo o secretário de Saúde, Odejonnes Barbosa, o bom resultado dos indicadores mostra o avanço na Saúde no município de Filadélfia. “A Secretaria Municipal de Saúde trabalha constantemente para que a população esteja bem assistida por todas equipes de Saúde, na oportunidade, aproveito para parabenizar todos os profissionais envolvidos nesse processo.”, disse Odejonnes.
O coordenador da Atenção Primária à Saúde, Samuel Lucas, destaca que “as equipes de saúde realizam sempre aprimoramento dos processos de trabalho, como monitoramento semanal e mensal desses indicadores, para que os resultados possam ser os melhores sempre”, argumentou.
O que é o Programa Previne Brasil?
O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019 e alterado pela Portaria 2.254 de 3 de setembro de 2021.
Discussão sobre post