O prefeito de Ponto Novo, Thiago Gilleno (PSD), lidera o levantamento divulgado pelo instituto Gasparetto Pesquisas e Estatísticas, sediado em Salvador. O gestor aparece com 72,7% das intenções de voto, contra 9,23% do segundo colocado, o ex-prefeito Tiago Venâncio (PT), atual superintendente do Procon na Bahia e que está inelegível.
A terceira colocada é a esposa do ex-prefeito, Marieta Venâncio (sem partido), cogitada como candidata substituta, que tem 3,24% das intenções de voto – os demais não alcançam 1% somados. Além disso, 7,23% não souberam ou não responderam e 5,74% disseram votar em nulo ou branco. O instituto entrevistou 401 pessoas da sede e da zona rural do município entre os dias 27 e 28 de agosto de 2023. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o levantamento, Thiago Gilleno também tem a menor rejeição. Apenas 13,22% dos entrevistados disseram que não votariam nele em hipótese alguma. A rejeição do ex-prefeito é de 42,39%.
A pesquisa mediu ainda a avaliação da gestão de Thiago Gilleno. A administração do prefeito é ótima ou boa para 81,8% dos entrevistas, enquanto é regular para 13,7% e ruim ou péssima para apenas 3%, sendo que 1,5% não souberam ou não responderam.
Os principais serviços públicos municipais foram avaliados positivamente. Na saúde, por exemplo, 85,2% das pessoas consideraram como positiva ou regular. Na educação, esses dois quesitos somam pouco mais de 92%. O serviço mais bem avaliado entre todos os pesquisados é a coleta de lixo, com pontuação superior a 96% entre os que consideraram positivo ou regular.
Fonte: Política Livre
Discussão sobre post