
Após quase 40 dias internado, o Papa Francisco receberá alta neste domingo (23) e retornará ao Vaticano. Segundo anunciou sua equipe médica em uma coletiva de imprensa neste sábado (22), a pneumonia bilateral foi curada, mas Francisco ainda precisará tomar alguns cuidados e repousar por dois meses.
Antes de retornar ao Vaticano, o pontífice aparecerá na sacada do Hospital Gemelli, em Roma, para uma breve saudação e bênção aos fiéis. Esta será sua primeira aparição pública. Francisco, de 88 anos, passou por internação desde 14 de fevereiro, quando foi identificado um quadro de bronquite que, posteriormente, evoluiu para uma pneumonia em ambos os pulmões.
O anúncio ocorre depois que o Vaticano relatou nos últimos dias melhoras na saúde do Pontífice. Na quarta-feira, ele deixou de utilizar uma máscara de oxigênio, segundo a Santa Sé. De acordo com a equipe médica, trata-se de uma alta “protegida”, o que significa que a recuperação exigirá fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio e acompanhamento médico. A voz do Pontífice deverá retornar gradualmente, conforme esperado nesses casos.
Foto: Mazur/cbcew.org.uk / Catholic Church (England and Wales)
Discussão sobre post