A bancada da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vai se reunir, na próxima segunda-feira (18), às 13 horas, com o prefeito Bruno Reis (União Brasil), na Prefeitura de Salvador. A solicitação da audiência foi feita pelo líder Alan Sanches (União Brasil) para discutir a sucessão do atual presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), reeleito neste ano e cujo mandato vai até 2025.
“Vamos começar a amadurecer o tema, apesar de estar cedo, mas começou a querer tramitar a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] da reeleição na Casa, que precisa dos 39 votos. Nós precisamos estar unidos, uma decisão tão importante para a Oposição e para a Casa. Inclusive, para que se possa discutir essa PEC ou outros caminhos, eu solicitei essa reunião com Bruno pra que a gente possa trabalhar de forma unificada, não solta, cada um valendo apenas um voto. A Oposição hoje tem 20 votos. Toda vez que nós trabalhamos de forma unida, conseguimos nos posicionar melhor na Assembleia do que individualmente”, disse Sanches em entrevista ao Portal M!.
Apesar da eleicão da mesa-diretora da Assembleia ocorrer apenas em fevereiro de 2025, em outubro do ano passado o atual presidente já contava com apoio de 44 deputados estaduais para sua reeleição. O assunto voltou à tona no último dia 23 de agosto, após o senador Ângelo Coronel (PSD) defender a recondução de Adolfo através da aprovação de uma PEC na Casa. No entanto, a medida contraria o entendimento do Supremo Tribunal Eleitoral (STF) que proíbe mais do que duas reeleições sucessivas nas casas legislativas de todo o país.
Com 20 votos, a Oposição se torna essencial para a aprovação ou não da PEC de reeleição, daí a necessidade, segundo Alan Sanches, de buscar coesão sobre o assunto. A bancada é formada pelos deputados da União Brasil (Alan Sanches, Junior Nascimento, Kátia Oliveira, Luciano Simões Filho, Manuel Rocha, Marcelinho Veiga, Marcinho Oliveira, Pedro Tavares, Robinho e Sandro Régis), PSDB (Tiago Correia, Jordavio Ramos, Pablo Roberto), PDT (Penalva) e Republicanos (José de Arimateia, Jurailton Santos, Samuel Júnior), Solidariedade (Pancadinha), além de Leandro de Jesus e Diego Castro (ambos do PL).
Discussão sobre post