Jogadores das séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão articulando uma paralisação no futebol nacional. A classe conta com o auxílio dos sindicatos de atletas. A greve tem o objetivo de protestar contra a Lei Geral do Esporte, que foi aprovada pelo Senado Federal nesta terça-feira, 9.
Os atletas protestam contra a cláusula que diz respeito à estabilidade dos jogadores. Para evitar retaliações dentro dos clubes, os nomes dos organizadores foram mantidos em sigilo.
A Cláusula Compensatória Desportiva determina que os clubes devem cumprir o estabelecido em contrato com os jogadores. O cancelamento pode acarretar perda da estabilidade dos jogadores em casos como acidente de trabalho. O texto determina um limite mínimo da cláusula compensatória.
A greve teria o interesse de parar todas as competições do futebol nacional. O objetivo seria chamar a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Chefes de sindicato e atletas temem que as manifestações tenham pouca adesão.
As insatisfações acontecem enquanto o Ministério Público de Goiás investiga jogadores envolvidos em esquemas de apostas esportivas. Até o momento, 16 atletas foram denunciados. Outros tiveram nomes expostos nas apurações.
Discussão sobre post