O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, chega à véspera do segundo turno da eleição ao governo da Bahia com 51% das intenções de votos válidos, já o postulante do União Brasil, ACM Neto, tem 49%, conforme a última pesquisa Ipec (ex-Ibope), contratada pela TV Bahia e divulgada neste sábado (29).
Eles estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro máxima prevista de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. No cálculo dos votos válidos, são excluídos os votos branco, nulo e indecisos. O procedimento é usado pela Justiça Eleitoral para contabilizar e divulgar o resultado oficial da eleição.
Nos votos totais, Jerônimo Rodrigues tem 48% e ACM Neto, 47%. Os votos brancos e nulos somam 2%, enquanto os indecisos são 3%. O Ipec fez 2 mil entrevistas de quinta (27) até este sábado (29) em 92 municípios. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-02006/2022
No primeiro turno, realizado em 2 de outubro, Jerônimo Rodrigues obteve 49,45% dos votos e ACM Neto, 40,80%, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Decisão do voto
De acordo com o Ipec, 91% dos entrevistados declararam que a decisão do voto é definitiva, já 9% afirmaram que ainda podem mudar.
Discussão sobre post