Os estudantes da zona rural de 54 municípios baianos serão beneficiados com vans escolares entregues, nesta segunda-feira (20), pelo Governo do Estado. O ato ocorreu no Parque de Exposições, em Salvador, e contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.
O chefe do executivo baiano destacou o comprometimento com a mobilidade e segurança dos estudantes por meio da entrega dos veículos. “Aqui é transporte. Primeira segurança dos estudantes e é um carro confortável, com agilidade no tempo, que facilita a mobilidade”, pontuou. Jerônimo ainda acrescentou que “essas vans não estão soltas no contexto da educação, nós estamos tratando de escolas novas, de contratação de pessoal, de programas sociais que garantem a permanência dos estudantes na escola”, reforçou.
Foram destinados quase R$ 15 milhões na aquisição e preparação das 54 vans. O valor foi oriundo de emendas parlamentares. Esses veículos vão impactar positivamente na rotina diária dos estudantes que moram distante das sedes, ao proporcionar conforto, pontualidade e menor tempo nas viagens, contribuindo com a formação educacional e social deles.
De acordo com a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, além das escolas de tempo integral, os investimentos em educação passam por ações como essa. “Isso garante que o estudante consiga chegar na hora certa na escola. Isso garante segurança nesse transporte escolar e, sobretudo, a permanência do estudante”, comentou.
Atualmente, a rede estadual de ensino tem aproximadamente 121.500 mil estudantes que residem na zona rural, onde há necessidade de transporte escolar para acessar as unidades. O Governo do Estado vem contribuindo com a renovação da frota própria dos municípios, adquirindo ônibus rurais e vans escolares, o que aumenta a qualidade do serviço para os estudantes, tanto municipais quanto estaduais.
O prefeito da cidade de Ipirá, Edvonilson Santos, conhecido como Dudy, falou da parceria com o governo baiano para a ampliação da frota. “Para a gente é muito importante e que venham mais vans para que a gente possa ofertar para a nossa classe estudantil. Se não houvesse essa parceria com o Governo do Estado, a gente não teria condição de ofertar tanto serviço e obra, que o povo tanto necessita”, ressaltou.
Municípios contemplados
- Banzaê
- Barra
- Boninal
- Cachoeira
- Caem
- Camaçari
- Canudos
- Casa Nova
- Catu
- Central
- Cipó
- Correntina
- Dom Macedo Costa
- Governador Mangabeira
- Guanambi
- Ibicaraí
- Ibititá
- ibotirama
- Ilhéus
- Ipirá
- Itabela
- Itacaré
- Itaetê
- Itapitanga
- Itaquara
- Ituberá
- Jaguarari
- Jequié
- Juazeiro/Uneb
- Lajedinho
- Lençóis
- Licínio de Almeida
- Madre de Deus
- Mansidão
- Maracás
- Matina
- Monte Santo
- Olindina
- Paulo Afonso/Uneb
- Poções
- Presidente Tancredo Neves
- Rio Real
- Santa Bárbara
- Santo Estevão
- Sátiro Dias
- Seabra
- Serra Dourada
- Sítio do Mato
- Sobradinho
- Tanque Novo
- Ubaíra
- Ubaitaba
- Vitória da Conquista
- Wanderley
Discussão sobre post