O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), associação civil sem fins lucrativos especializada na realização de concursos públicos, será a empresa responsável pelo concurso público para preenchimento de 445 vagas para a Polícia Civil de Pernambuco. O nome da banca organizadora foi divulgado pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (31). O edital do concurso será publicado no dia 15 de novembro de 2023. A previsão é que a primeira prova seja realizada no dia 25 de fevereiro de 2024.
A maior parte das vagas previstas para esta seleção (250) é para o cargo de agente de polícia. Haverá também 150 vagas para escrivão de polícia e 45 para delegados. Segundo a governadora Raquel Lyra, ao longo dos dez meses, o Governo conseguiu garantir R$ 1 bilhão para equipar as forças de polícia com a troca de viaturas, compra de coletes à prova de balas e investir no Corpo de Bombeiros.
“Agora vamos realizar concursos públicos de policiais civis e militares que ingressarão no serviço público para transformar a segurança do nosso Estado. Teremos prova em janeiro para Polícia Militar e em fevereiro para Polícia Civil”, destacou.
Polícia Militar e Bombeiro Militar
Também haverá concurso para Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado. O Governo já divulgou que o Instituto AOCP será a empresa responsável pela banca. O certame prevê 2.400 vagas para Praça da Polícia Militar, 600 vagas para Praça do Corpo de Bombeiros Militar, 300 para Oficial da Polícia Militar e 60 Oficial do Corpo de Bombeiros Militar.
As provas serão realizadas em três municípios: Recife, Caruaru e Petrolina (apenas para os cargos de Praça da Polícia Militar e Bombeiro).
Segurança no Estado
Em dez meses, na área da segurança pública, o Governo do Estado entregou 724 novas viaturas para a Polícia Militar, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis do Estado. A governadora também deu posse a 338 policiais penais aprovados em concurso de 2021, que previa a contratação de apenas 200 agentes de segurança.
Discussão sobre post