
Casas anteriormente abastecidas por antiga rede da Ferrovia Leste Brasileiro terão 30 dias para regularizar o cadastro e solicitar a ligação regular à Embasa
Em cumprimento a determinação do Ministério Público (MP-BA), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Senhor do Bonfim, a Embasa iniciou uma operação especial de abastecimento temporário e de cadastramento dos imóveis da sede municipal de Senhor do Bonfim que, durante décadas, foram abastecidos por uma antiga rede de água bruta e sem tratamento da Ferrovia Leste Brasileiro. Essa tubulação, que fazia parte do primeiro sistema de abastecimento da cidade, foi desativada no dia 3 de abril, também por determinação do MP-BA.
De acordo com o Ministério Público, os imóveis devem receber água tratada a partir do sistema público de abastecimento operado pela Embasa, que segue os padrões de tratamento e potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro momento de transição, a Embasa realizou, de forma excepcional e temporária, o entroncamento da sua rede com um trecho da antiga tubulação da Leste, para que todas as moradias situadas nessa área sejam logo abastecidas com água tratada.
Essa alternativa seguirá pelo período de 30 dias, contados a partir de 11 de abril. Nesse prazo, os responsáveis pelos imóveis devem buscar a regularização do cadastro na Embasa e terão, como incentivo, a isenção da taxa de ligação. Em paralelo, a empresa realizará uma ampla mobilização para reforçar junto à população a importância de consumir água tratada com as respectivas análises que atestam a qualidade dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela atual legislação sanitária.
Fonte: Unidade de Comunicação Empresarial da Embasa
Discussão sobre post