Líder do União Brasil na Câmara, o deputado federal baiano Elmar Nascimento quer manter a influência na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para garantir o apoio do partido ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do jornal Folha de S. Paulo.
A Codevasf é comandada por Marcelo Andrade Moreira Pinto, que foi indicado por Elmar em 2019, ainda na gestão Bolsonaro (PL).
De acordo com a Folha, as conversas do novo governo Lula para ter o apoio do União Brasil estão sendo feitas por Elmar e pelo líder no Senado, Davi Alcolumbre (AP). Segundo petistas, além da Codevasf, há interesse da União Brasil por dois ministérios — um para cada Casa: Senado e Câmara.
Alcolumbre quer também a liderança do governo no Senado e costura apoio para retomar a presidência da Casa em 2025. Aliados de Lula dizem que uma parte da União Brasil não deverá aderir ao novo governo petista. Isso, porém, não reduz a importância da negociação com a sigla.
Discussão sobre post