O deputado Elmar Nascimento (União) formalizou o apoio de seu partido à candidatura de Hugo Motta (Republicanos) para a presidência da Câmara, nesta quarta-feira (13). O deputado baiano já tinha aceitado desistir de sua candidatura e apoiar Motta, mas faltava o anuncio oficial. O deputado do Republicanos é o favorito para assumir a presidência da câmara, agora reunindo 17 legendas e contabiliza 488 votos em sua aliança.
A decisão de renunciar a candidatura e apoiar Motta foi tomada por Elmar em reunião da bancada na Câmara, que contou com a participação do presidente do União Brasil, Antônio de Rueda. No último dia 31, o União iniciou o diálogo para apoiar o republicano, mas o anuncio do apoio foi adiado. Ao anunciar sua desistência da candidatura, Elmar afirmou que não colocaria sua vontade pessoal acima do que desejavam os partidos apoiadores.
O União Brasil fez uma série de pedidos a Motta para declarar apoio, dentre os quais está a relatoria da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que tramitará ano que vem, e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Dos cargos na Mesa Diretora, já foram definidos a 1ª vice-presidência, que ficará com o PL. O União Brasil pediu a 2ª vice, enquanto o PT ficará com a 1ª secretaria.
Também há a expectativa de que os petistas fiquem também com a relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, além de terem pedido para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O líder do partido na Câmara, Odair Cunha e a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, são os mais cotados para assumir os cargos.
Elmar nascimento chegou a ser considerado o favorito do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), mas acabou sendo preterido em benefício do deputado paraibano Hugo Motta, que foi lançado pelo próprio Lira. Além de União Brasil, Motta tem o apoio dos partidos PSD, PT, PL, MDB, PP, Podemos, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Rede e PRD.
Discussão sobre post