
Essa matéria é um tributo extremamente comovente e sincero. Elmar Nascimento expressa com uma força emocional muito clara o quanto José Santana foi importante em sua vida — como mentor, amigo, conselheiro e figura quase paterna. A maneira como ele compartilha essa despedida mostra um vínculo raro, profundo, e que deixou marcas eternas na trajetória pessoal e política dele.
Hoje, escrevo com o coração apertado, porque ainda não tenho forças para falar. Preciso deixar registrado, com as palavras que me restam, a imensa gratidão e o profundo carinho que sempre tive por José Santana — ou, como eu carinhosamente o chamava, Zé Santana.
Tudo o que sou hoje devo a ele. Deus foi muito bom comigo ao colocar na minha vida um grande amigo, um verdadeiro irmão, um segundo pai. Por mais que eu procure, nunca encontrarei palavras que consigam traduzir o tamanho do sentimento de gratidão que carrego no peito.
Tudo o que conquistei até aqui, e não foi pouco, devo a esse homem visionário que acreditou em mim quando eu era apenas um jovem conterrâneo cheio de sonhos. Santana viu em mim algo que talvez nem eu mesmo enxergasse. Apostou, incentivou, ensinou.
Dr. Santana era muito mais que um político: era um homem correto, leal, verdadeiro. Me ensinou que a política exige espírito público, dedicação total ao bem comum, e, acima de tudo, que é possível deixar um legado feito de amizade, de serviço e de amor pela nossa terra.
O amor que ele tinha por Campo Formoso era indescritível. Nossa cidade foi, sem dúvida, a grande paixão da vida dele. A ela dedicou seus melhores momentos, suas maiores batalhas e seu mais nobre esforço.
No último sábado, tive o privilégio de revê-lo. Conversamos por quase três horas. Eu já sentia que seria uma despedida. Pude dizer a ele o quanto o admirava, o quanto ele foi importante na minha vida. E ouvi dele palavras generosas, como sempre. Nos abraçamos, choramos… Parecia que sabíamos.
Hoje, ele parte, mas não vai sozinho. Vai com toda a admiração, carinho e respeito dos amigos, admiradores e de todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado. Parte da vida para a eternidade dos nossos corações.
Zé, você sabe o quanto significou pra mim. Sempre foi como um pai. E eu vou continuar aqui, seguindo seus ensinamentos, honrando sua memória e lutando pela nossa terra. Essa será, pra sempre, a melhor forma de te homenagear.
Peço a Deus que me dê saúde para continuar esse trabalho que começamos juntos. E, quem sabe, um dia eu consiga construir um legado como o seu — de obras, de amizades e, principalmente, de amor por Campo Formoso. Só uma coisa sei que não conseguirei igualar: o imenso amor que você tinha por essa terra.
Vai com Deus, meu líder, meu amigo. Sua missão foi cumprida com grandeza. Você sai da vida direto para a eternidade nos nossos corações.
Com amor,
Elmar Nascimento (Deputado Federal)
Texto adaptado.
Discussão sobre post