
Passadas as eleições externas para escolher os deputados estaduais que ocupam as 63 cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia, uma movimentação para outra eleição — interna — é iniciada. Desde o início deste mês, os deputados passaram a declarar quem apoiam para a presidência da Casa. Dois nomes são os mais cotados: Adolfo Menezes (PSD), que concorre à reeleição, e Ivana Bastos (PSD), deputada mais votada, que tenta ser a primeira mulher a representar a ALBA.
Com as campanhas internas para pedir votos a todo vapor, entretanto, está claro que a disputa já nasceu morta. Os dois deputados são do mesmo partido, então apenas um nome pode ser lançado à presidência da assembleia, e quem decide é o PSD. Segundo a deputada Bastos, que vai agora para seu quarto mandato, uma reunião no dia 20 deste mês vai ouvir os deputados eleitos da legenda e o presidente do partido, senador Otto Alencar, para decidir que nome indicar. Mas a maioria dos mandatários e das bancadas já declararam apoio a Adolfo.
A oposição declarou apoio ao deputado que é o atual presidente da Casa um dia após o resultado das eleições, no dia 31 de outubro. Questionado sobre a disputa, o líder da bancada, Sandro Régis (União), afirmou que não enxerga “nem chama adversária” a Adolfo Menezes — reeleito com o terceiro maior número de votos na Bahia, atrás de Alex da Piatã (PSD) e Ivana. Régis é sucinto ao explicar o porquê do apoio: “Achamos o mais competente”.
Assim como a oposição, as bancadas estaduais do Partido dos Trabalhadores, do Partido Verde e do PCdoB declararam apoio formal a Adolfo. “Reconhecemos a sua dedicação nesses dois anos, o diálogo com o Governo do Estado e a sua forma firme de trabalhar com os seus colegas parlamentares”, declarou o líder do PT na Alba, Deputado Osni Cardoso. Adolfo respondeu que se sente “honrado” pelo apoio antecipado para a eleição que só acontecerá em fevereiro.
Se todo esse apoio se confirmar, o deputado já teria, em tese, mais de 44 votos na casa para ser reconduzido à presidência. Dentro do PSD, pelo menos 4 deputados dos 7 eleitos, fora Ivana e Adolfo, já declararam apoio à reeleição — ngelo Coronel, Cafu Barreto, Alex da Piatã e Ricardo Rodrigues. É tanto que a conversa nos bastidores é de que a deputada Ivana Bastos vai desistir de concorrer, o que deve ser anunciado em breve.
Até esta terça, no entanto, ao conversar com o Jornal da Metropole, a deputada ainda tinha esperança. “Nós tivemos uma votação muito positiva […] e o fato de dar oportunidade a uma mulher, falam tanto de dar espaço para a mulher que esse seria um momento muito pertinente, e o PSD faria história também ao emplacar a primeira mulher presidente da casa”, afirmou.
Discussão sobre post