A Associação Nacional dos Detrans (AND) fez um alerta sobre um novo golpe no Brasil, no qual condutores recebem notificações falsas através de SMS, WhatsApp e e-mail, que imitam a comunicação oficial dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans). A fraude, que já fez vítimas por todo país, apresenta informações sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), afirmando que o documento está suspenso ou em processo de cassação.
Com o texto, os criminosos enviam um link de consulta onde quem acessa é direcionado para uma página falsa que simula o sistema gov.br, do Governo Federal. Ao acessar o site, as informações do usuário aparecem, além de supostas informações da infração cometida e valores a serem pagos pela multa, além de um campo para “regularizar” a situação da CNH.
A fraude já fez vítimas em 19 estados: Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em nota, a AND informou que toda e qualquer comunicação é feita por canais oficiais de cada Detran e orienta que o condutor, ao receber a notificação de CNH Suspensa ou Cassação, denuncie à Ouvidoria ou órgãos policiais do seu Estado e não acesse os links.
“Os contatos dos Detrans com os condutores e proprietários de veículos são realizados pelos canais oficiais, seja por meio de correspondências devidamente identificadas, enviadas via Correios, ou de outras formas que são amplamente divulgadas por cada órgão de trânsito estadual. É fundamental que o cidadão acesse os sites oficiais dos Detrans para consultar se tem infração registrada no veículo ou até mesmo processo de suspensão ou cassação aberto contra a pessoa”, explicou Givaldo Vieira, presidente da AND.
Discussão sobre post