Pelo menos 19 deputados da Bahia são cotados para disputar as eleições municipais em 2024. Parlamentares do PSD e do PT representam quase metade do grupo, com cinco e quatro possíveis candidatos, respectivamente – seguidos pelos PCdoB e PP, cada sigla com dois. São 14 deputados estaduais e cinco federais.
Entre as cidades visadas pelos deputados, Salvador é a principal: os nomes de quatro parlamentares aparecem entre as especulações – os federais Lídice Da Mata (PSB) e Bacelar (PV) e os estaduais Olívia Santana (PCdoB) e Hilton Coelho (Psol). Em seguida, estão os municípios de Barreiras, com candidaturas esperadas de Eures Ribeiro (PSD) e Antônio Henrique Júnior (PP); Feira de Santana, com Pablo Roberto (PSDB) e Zé Neto (PT); e Vitória da Conquista, com Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo (PT).
Candidato nas duas últimas eleições de Vitória da Conquista, o deputado estadual Zé Raimundo é um dos favoritos para disputar o pleito pelo PT em 2024, apesar de negar interesse em se canditatar novamente no ano que vem. Em 2020, o petista ficou no topo da disputa no primeiro turno, mas acabou sendo ultrapassado por Herzem Gusmão (MDB) no segundo turno. O emedebista morreu de Covid-19 em 2021.
Na capital, a candidatura dos parlamentares ainda vai depender de uma decisão conjunta entre os partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que deseja lançar um candidato único na cidade.
Os titulares de cargos legislativos podem se candidatar a outras funções sem a necessidade de desincompatibilização. Assim, os deputados podem permanecer no exercício de seus mandatos caso percam as eleições. Em caso de vitória, os suplentes (candidatos mais bem votados do partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos no último pleito) assumem a função.
Veja quem são os deputados cotados para 2024:
- Salvador:
Lídice Da Mata (PSB) – federal
Bacelar (PV) – federal
Hilton Coelho (Psol) – estadual
Olívia Santana (PCdoB) – estadual - Barreiras:
Eures Ribeiro (PSD) – estadual
Antônio Henrique Jr. (PP) – estadual - Vitória da Conquista:
Waldenor Pereira (PT) – federal
Zé Raimundo (PT) – estadual - Camaçari:
Ivoneide Caetano (PT) – federal - Feira de Santana:
Zé Neto (PT) – federal
Pablo Roberto (PSDB) – estadual - Lauro de Freitas:
Leandro De Jesus (PL) – estadual - Simões Filho:
Eduardo Alencar (PSD) – estadual - Senhor do Bonfim:
Raimundo Nonato (PCdoB) – estadual - Eunápolis:
Cláudia Oliveira (PSD) – estadual - Itabuna:
Fabrício Pancadinha (Solidariedade) – estadual - Santo Antônio de Jesus:
Rogério Andrade (PSD) – estadual - Irecê:
Ricardo Rodrigues (PSD) – estadual - Guanambi:
Felipe Duarte (PP) – estadual
Discussão sobre post