De acordo com uma pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo (2), a maioria dos brasileiros concorda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve pressionar o Banco Central (BC) a reduzir a taxa de juros. São 80% dos entrevistados que apoiam a medida, contra 16% que discordam e 4% que não sabem responder.
Contudo, ainda segundo o levantamento, grande parte dos entrevistados acreditam que a economia tende a piorar nos próximos três meses: 26% dos entrevistados tem essa impressão. Na rodada anterior, feita no último dezembro, esse valor era de 20%.
A pesquisa também apontou também que a maior parte dos brasileiros segue a mesma opinião do Lula em relação à atual taxa de juros no Brasil definida pelo Banco Central: 71% dos entrevistados acreditam que a taxa está mais alta do que deveria, 17% acredita que ela está adequada e 5% que ela está mais baixa do que deveria. Além destes, 6% não souberam responder.
O presidente tem tecido críticas constantes à política monetária conduzida pelo Banco Central e à gestão de Roberto Campos Neto. Segundo Lula, não “tem explicação” para a taxa básica de juros estar elevada. Em fevereiro deste ano, o presidente declarou, durante o discurso na cerimônia de posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, que o problema é que o país possui uma cultura de juro alto.
O levantamento Datafolha entrevistou 2.028 pessoas nos dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e a taxa de confiança da pesquisa é de 95%.
Discussão sobre post