O jogador Daniel Alves pagou a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) para sair da cadeia nesta segunda-feira (25/03). Agora, mesmo que seja condenado, o craque pode receber todo esse dinheiro de volta.
O baiano vai permanecer em liberdade até que os recursos da condenação sejam julgados em 2ª instância. Segundo a CNN esportes, o processo de fiança na Espanha é diferente do Brasil: lá, o valor é uma espécie de ‘garantia’ de que irá cumprir com os combinados com a Justiça.
Além de pagar, Daniel concordou em ceder os passaportes brasileiro e espanhol, não deixando a Espanha; manter distância de pelo menos 1km e não se comunicar com a vítima por nove anos e seis meses; e em se apresentar ao tribunal de Barcelona uma vez por semana.
Assim, com o decorrer do processo, seja julgado inocente ou condenado, o jogador segue para a “próxima fase” e não há necessidade da garantia. Porém, caso a Justiça decida que ele deve pagar uma multa a vítima, esse valor é descontado e passado direto a mulher – ou seja, ele não pagaria novamente.
Discussão sobre post