O São João de Senhor do Bonfim é um dos mais tradicionais da Bahia. Apontado como um dos municípios mais procurados por visitantes nesse período, ele irá ofertar mais de 50 atrações gratuitas durante os dias de festa, que começou na última quarta-feira (21) e segue até o domingo (25).
Este ano, o tema da celebração é “Toda Poesia e Tradição no Maior e Melhor São João”. Além de contar com a volta do tradicional ‘Trem do Forró’, esta edição da celebração terá dois circuitos oficiais: o Circuito Assis do Acordeon, que fica na Praça Nova do Congresso e terá atrações das 15h às 21h, nos dias 23, 24 e 25; além disso, tem também o Espaço Gonzagão, que reunirá grandes artistas por todos os dias da programação, sempre a partir das 21h.
“Vocês não fazem ideia da quantidade de mensagens que recebi pedindo vários artistas para o nosso São João. Muitos dos que foram pedidos estão aí e com certeza darão um verdadeiro show. O São João é nossa maior festa e preparamos com muito carinho essa grade, com uma mistura de ritmos, que vai do forró tradicional, passando pelo sertanejo e chegando no piseiro. Se o ano passado foi bom esse ano será ainda melhor”, anunciou o prefeito Laércio Junior durante a coletiva de imprensa de anúncio das atrações.
Unir os grandes artistas e bandas de destaque no cenário nacional não é a única característica que o São João de Senhor do Bonfim tem. Enquanto os shows acontecem, diversas famílias se reúnem para celebrar nas suas casas, com os vizinhos da rua, fazendo do período um momento de confraternização.
Esse é o São João vivido por Rosângela Matos. Nascida e criada em Senhor do Bonfim, atualmente a designer de interiores mora em Salvador, mas nunca deixou de passar o período junino ao lado dos amigos e familiares do interior. Filha de dona Ricardina, a mulher contou orgulhosa sobre o forró promovido anualmente pela mãe, que fecha a rua, a enfeita com bandeirolas e chama os vizinhos para uma reunião à base de muito forró e comidas típicas.
“Fazemos fogueira na porta de casa, assamos milho, tomamos licor, recebemos os amigos e vamos também nas casas dos vizinhos aproveitar e festejar juntos. Também faz parte da tradição reunir na mesa diversos pratos maravilhosos da culinária nordestina: o bode assado, a legítima carde do sol do sertão, o feijão verde, o andu, a canjica, uma variedade de mingaus e bolos… tudo uma delícia”, contou Rosa, como gosta de ser camada.
A bonfinense explicou que a cidade fica cheia de gente durante o mês de junho, o que ela atribui não apenas às festas boas, mas à receptividade dos seus conterrâneos. “Todos participam com alegria dos festejos. Contamos com os forrós nos bairros que começam no início de junho e, nos dias principais, temos quadrilhas, tem o forró no trem, a festa no espaço Gonzagão, tem forró universitário, forró eletrônico, forró pé-de-serra e outros tipos de músicas… Além da festa na praça principal, temos também o forró do Caruá, Alvoradas, festas independentes como o Esfrega e o Jegue Elétrico. São atrações para todos os gostos”, disse.
A estudante de enfermagem bonfinense Joana Ferreira, de 27 anos, também precisou sair da sua cidade natal para estudar na capital, mas retorna sempre que pode, o que não seria diferente no São João. Ela programa tudo desde o início do ano: a roupa que vai vestir, as atrações que quer ver e até mesmo a passagem de ônibus. De acordo com a jovem, o único ano que tentou conhecer os festejos juninos em um lugar diferente, se arrependeu.
“Combinei com meus amigos e fomos todos curtir o São João em outra cidade. Cheguei lá, não tinha a energia que Bonfim tinha. No segundo dia mesmo todo mundo arrumou as malas e pegou estrada para nossa cidade. Meu Bonfim é bom demais! Não largo por nada! Já chegamos fazendo festa e prometendo que nunca mais deixaríamos nossa tradição”, contou o caso rindo.
A festa começa antes mesmo de chegar na cidade. Junto com outros conterrâneos que foram estudar em Salvador, Joana vai de camisa personalizada para pegar a estrada. Uniformizados, os jovens fretam um ônibus e vão de Salvador à Senhor do Bonfim ouvindo música, comendo amendoim e bebendo licor. O motorista, que está no comando do volante, é o único que não pode participar da festa. “Vamos o caminho todo nos divertindo! Essa é a melhor parte do São João, brincar, sem medo de ser feliz, ao lado das pessoas que a gente ama”, declarou.
Programação oficial
No Espaço Gonzagão, local oficial dos grandes shows do São João 2023 de Senhor do Bonfim, a festa começou na quarta-feira (21), com apresentações de Nadson Ferinha e Lara Amélia. Na quinta-feira (22) foi a vez de Bruno e Marrone, Zé Vaqueiro e Nino Coutinho. Hoje, sexta-feira (23), se apresentam: Flávio José, Adelmário Coelho e Forró do Piseiro. Amanhã, no sábado (24), dia de São João, é a vez de Eduardo Costa, Alcymar Monteiro e Cicinho Assis. Por fim, no domingo (25), último dia de festa, sobem ao palco principal: Maiara e Maraísa, Iguinho e Lulinha e Brega e Vinho. Todos os dias de festa o Espaço Gonzagão terá também uma atração local na sua grade.
Discussão sobre post