O Laboratório Central da Bahia confirma a queda constante da Covid no estado, refletindo o que vem acontecendo no nível nacional. Ele registra o declínio de amostras positivas para a Covid-19 nas últimas duas semanas. Há 15 dias, 49,7% das amostras davam positivo. Hoje são apenas 8,15%.
A ocupação de leitos de UTI para pacientes com o virus também está em queda, por volta dos 40%. E o número de casos ativos, que chegou a mais de 30 mil, baixou para 6.469 nesta terça. Em Salvador, o prefeito Bruno Reis anunciou a desmobilização de leitos de UTI e de enfermaria por falta de demanda.
As mini-UPAs dos bairros de Pirajá e IAPI vão retornar para os postos de saúde. Mas as mini-UPAs do Imbuí, São Cristóvão e a tenda dos Barris continuam em funcionamento. No Hospital Sagrada Família, 10 leitos de UTI e 41 de enfermaria foram desativados.
“Não está tendo demanda. Hoje amanhecemos com 38% de ocupação dos leitos de UTI, significa que 72% dos leitos estão livres e isso tem um custo, mesmo o leito sem paciente tem despesa”, disse Bruno. A baixa demanda fez o Ministério da Saúde retornar o valor por UTI ao de antes da pandemia.
Fonte: A Região/ Postado por ivansilvanoticia
Discussão sobre post