Em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu por 1 a 0 o Botafogo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, na noite deste sábado (25), e disparou na liderança da Taça Guanabara. O Rubro-negro segue na liderança, agora com 23 pontos, enquanto o Alvinegro está em terceiro, com 16, mas pode perder a posição até o fim da rodada.
O clássico começou movimentado na capital federal, com o Rubro-negro abrindo o placar logo aos 30 segundo de jogo. Daniel Borges errou na saída de jogo, Matheus Gonçalves partiu para cima de Joel Carli e fuzilou a meta defendida por Lucas Perri.
Com o contexto do jogo completamente modificado no primeiro ataque, o Botafogo se apresentou de maneira desorganizada na etapa inicial e enxergava as investidas do Flamengo pelos lados do gramado, levando perigo na construção de jogadas.
O que já era ruim, piorou pensando na sequência do Campeonato Carioca. Na tentativa de bloquear um ataque rubro-negro na entrada da área, o volante Patrick de Paula acabou se lesionando sozinho e deixou o gramado do Mané Garrincha aos prantos, preocupando companheiros de elenco e comissão técnica.
Mesmo com as inúmeras tentativas de lançamentos, o time comandado por Luís Castro mal conseguiu assustar a meta defendida pelo jovem Matheus Cunha. O auxiliar Rui Quinta, que comandou o Fla por conta de um problema de última hora com a viagem do técnico Vítor Pereira, conseguiu segurar bem até o fim da primeira etapa.
Na volta do intervalo, o Botafogo seguiu encontrando dificuldades para encontrar o caminho do gol, enquanto o Flamengo se segurou no campo de defesa aguardando os espaços para contra-ataques. Com o jogo nervoso, Joel Carli, substituído no início do segundo tempo, levou o segundo cartão amarelo no banco de reservas e foi expulso.
Na reta final, o jogo ganhou contornos dramáticos com dois gols anulados. Primeiro com André, para o Flamengo, e depois com Carlos Alberto, para o Botafogo. Ambos os lances foram anotados com posições irregulares dos atacantes.
Pouco tempo depois, a situação piorou para o Botafogo. Após cometer falta e levar cartão amarelo por reclamação, o centroavante Tiquinho Soares foi expulso por dar prosseguimento nas contestações – o camisa nove deixou o gramado esbravejando e foi acalmado por companheiros. Na sequência, Marçal também recebeu vermelho direto por cobrar a arbitragem.
Com o jogo nervoso e controlado por parte do Flamengo, a vitória foi confirmada ao apito final do árbitro Tarcizio Pinheiro Caetano.
Discussão sobre post