Professores estão na expectativa aguardando o rateio do FUNDEB. Em alguns municípios os prefeitos já fizeram o pagamento, em outros, os gestores alegam não ter dinheiro, e tem aqueles onde os prefeitos afirmam que estão aguardando parecer do Tribunal de Contas dos Municípios.
Aqui em Senhor do Bonfim, o prefeito Laércio Junior já garantiu que o rateio será feito, mas até agora, não confirmou o valor que o município tem disponível em conta.
Na tarde desta quarta-feira (29), o Sindicato dos Servidores do Município de Senhor do Bonfim, por meio do seu setor jurídico, postou em suas redes sociais, que por meio de empresa de auditoria contratada pelo SISMUSB, constatou-se que a sobra do FUNDEB de Senhor do Bonfim seria de mais de R$10 milhões de reais.
Município Nega:
Em contato com a Secretária de Educação, Lourinalva Coelho, ela afirmou que desconhecia o valor apresentado pelo sindicato, que até então, o valor repassado pra ela por meio da contabilidade, seria em torno de R$1.100,000,00 (Hum milhão e cem mil reais), e logo em seguida afirmou que com certeza o sindicato não tinha calculado o patronal.
Já o prefeito Laercio Junior, ficou indignado, afirmando que o sindicato não poderia ter agido de tal forma “tenho mantido abertura com o sindicato, mas antes de fazer a divulgação desses números, o sindicato poderia ter nos procurado, e não lançar para os servidores uma nota dessa, que causar um certo tipo de expectativa no servidor. Mas tudo bem, já acionei nossa contabilidade, e nos iremos mostrar quem está com razão” disse o prefeito.
O SISMUSB, por meio do setor jurídico, ressalta que agora cabe o prefeito apresentar as devidas justificativas, que a assessoria só foi contratada porque o sindicato não teve as informações necessárias “nossas informações estão fundamentadas, o levantamento foi feito por profissionais especializados em auditoria e controle, cabe agora o município provar ao contrário, até porque, solicitamos toda a documentação ao município por meio de ofício no dia 08 de dezembro, e até hoje não recebemos resposta da secretaria de educação” relatou Lúcio.
A Secretária Lourinalva Coelho explicou que a documentação solicitada pelo sindicato está disponível no portal da transparência.
Discussão sobre post