A Bahia foi o estado que registrou o maior número de cirurgias realizadas em 2023. A informação foi divulgada nesta semana pelo Ministério da Saúde, apontando 66.044 procedimentos cirúrgicos feitos em todo o território estadual.
O documento contabiliza a quantidade total de cirurgias realizadas por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
O PNRF foi instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de expandir a realização de cirurgias eletivas em todo o território brasileiro e diminuir a espera por exames e consultas especializadas. A Bahia aderiu ao programa logo no seu início, garantindo mais de R$42 milhões para execução das cirurgias.O orçamento do programa será dobrado em 2024 e os recursos serão repassados aos estados de acordo com o tamanho de cada população.
Além do PNRF, o Governo do Estado também aumentou a oferta de procedimentos, foram realizados mais de 200 mil procedimentos cirúrgicos através do Programa Estadual de Ampliação do Acesso às Cirurgias Eletivas, ao todo, já foram investidos R$ 221 milhões.
Discussão sobre post