Advogados já estariam sinalizando que o atual presidente da Câmara de Senhor do Bonfim, Idailton Galeguinho (PP), poderá ficar de fora da eleição da casa para o primeiro biênio (2025 e 2026)da próxima legislatura.
Isso por quer, Caso o atual presidente seja eleito, isso poderia configura um terceiro mandato, o que seria proibido segundo nova resolução do STF (Supremo Tribunal Federal) de dezembro de 2023.”Ele não pode assumir um novo mandado para o primeiro biênio da legislatura que irá se iniciar em janeiro, porque já foi presidente no biênio da atual legislatura e, foi reeleito, caso ele seja eleito para o primeiro biênio da legislatura que irá se iniciar em 2025, poderá se configurar um terceiro mandato, e a nova resolução do STF não permite”, explicou o advogado.
Diante desse impasse, o atual presidente, Idailton Galeguinho, poderá ser aconselhado a retirar seu nome, e declinar apoio a outro vereadore, que poderá ser Babão, ou o vereador Wesley Aquino, ambos do União Brasil, que inclusive, já iniciaram as negociações, e já estão se reunindo.
Segundo fontes, caso isso tudo se confirme, a disputa pela presidência da câmara poderá ter dois candidatos do União Brasil: Babão ou Wesley Aquino, contra o vereador, Ary Urbano.O empresário e presidente do União Brasil, Aparício Pelegrine, já teria declinado apoio em defesa do nome do vereador Ary Urbano. Nos próximos dias, o prefeito Laércio Junior, deverá decidir quem será seu candidato, já o presidente da Câmara, Idailton Galeguinho (caso não seja candidato), deverá apoiar Babão, ou, Wesley Aquino, até porque, ambos já estariam conversando, sobre um possível apoio do atual presidente as candidaturas de Babão, ou Aquino.
Enquanto não se define o nome do futuro presidente da câmara, os demais vereadores e presidentes dos partidos ficam apenas articulando e comentando nos bastidores, o melhor nome que possa apaziguar o próximo Poder Legislativo que se iniciará em 15 de fevereiro.
Por Ivansilvanoticia
Discussão sobre post