Politica

Deputado Fernando Cury é denunciado após assediar parlamentar em plenário da Alesp; veja vídeo

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) foi denunciado após assediar sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL) em plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), durante sessão realizada na quarta-feira (16).

As câmeras da casa registraram e transmitiram ao vivo o momento em que o deputado parece estar informando a colegas o que vai fazer. Um parlamentar tenta segurar e evitar a ação de Cury, mas o mesmo segue em direção à Isa Penna, encosta nela por trás passando a mão e apalpando o seio da deputada.

Tudo ocorreu em frente ao presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB). “O que dá direito de alguém encostar numa parte íntima do meu corpo? Meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou aqui pedindo pelo direito de ficar de pé e conversar com o presidente da Assembleia sem ser assediada”, afirmou a parlamentar em plenária, após o ocorrido.

Ela registrou boletim de ocorrência por importunação sexual e pediu a cassação do mandato do deputado ao Conselho de Ética. No entanto, diz não esperar muito da Alesp. “Nunca vi um deputado sequer sofrer uma sanção”, contou Isa, que já foi vítima de assédio outras vezes. “O espaço do parlamento é um espaço absolutamente violento. O assédio cotidiano”. Em plenário, Cury tentou justificar o assédio dizendo que tem o o costume de abraçar colegas.

Em entrevista à CNN Brasil na noite de quinta (17), a deputada afirmou que assédio é uma “constante”‘ nos espaços políticos de poder e que homens agem como se fossem “deuses, autoridades inatingíveis pelo povo”. Ela disse que se sente “enojada” com o ocorrido.

Após a repercussão do caso, o Cidadania, partido de Cury, afirmou que acionará o Conselho de Ética da legenda para apurar o caso e cobrou ‘as devidas explicações do parlamentar’. A nota foi assinada pelos presidentes estadual e nacional da legenda, Arnaldo Jardim e Roberto Freire, respectivamente. Com informações do portal G1 e do Estadão.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios