TAVARES
Regional

Wellington avalia que Senado aprovou eleições este ano sem conhecer cenário

 (Crédito: Assessoria)

O Senado aprovou na noite desta terça, em sessão remota, proposta de emenda à Constituição (PEC nº 18/2020) que adia as eleições municipais de outubro para novembro (dias 15 e 29). A matéria vai a apreciação da Câmara dos Deputados.

Autor da PEC que prorroga os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores e eleições gerais em 2022, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), acredita que uma data foi definida sem que um cenário possa ser vislumbrado, ao certo, devido à pandemia. O parlamentar defende a prorrogação dos mandatos de prefeitos e vereadores.

“O Senado definiu uma data para as eleições sem saber ao certo o que vai acontecer. Apresentei uma PEC para prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores por entender que corremos o risco, em função da pandemia, de se promover uma eleição com grande desequilíbrio na disputa, já que candidatos acima de 60 terão suas atividades de campanha limitadas devido a possibilidade maior de contágio”, avaliou.

Segundo ele, a manutenção das eleições este ano compromete vários procedimentos preparatórios. “Sem contar que poderíamos converter R$ 6 bilhões de gastos em ações de combate à Covid-19, entre as quais a aquisição de equipamentos e melhor aparelhar as UTIs”, afirmou.

O senador explicou que, todavia, no entender do colegiado, as eleições devem ocorrer este ano por questões de ordem constitucional. 

“De minha parte, considero que não podemos colocar em risco o eleitor e também democracia. Ao final, a principal cláusula constitucional a ser protegida é a vida das pessoas. Vamos aguardar os acontecimentos e se necessário vamos pedir para que a PEC 19, de minha autoria, seja levada a votação”, ponderou.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios