Regional

Eleições em 15 e 29 de novembro devem passar na Câmara, avalia Nilo

Foto: Matheus Morais/bahiaba

Foto: Matheus Morais/bahiaba

Integrante do grupo que defendeu a realização das eleições municipais em dezembro, o líder da bancada baiana na Câmara Federal, deputado Marcelo Nilo (PSB), afirmou ao bahia.ba que as datas de 15 e 29 de novembro para os dois turnos de votação devem passar no legislativo. A mudança no calendário eleitoral, prevista na PEC 18/2020, foi aprovada pelo Senado na terça-feira (23) e ainda precisa de aval dos deputados.

“15 de novembro é uma data razoável”, ressalta Nilo, acrescentando considerar inviável tanto a manutenção da votação em outubro como a transferência para depois de dezembro, o que implicaria em prorrogação de mandato dos atuais prefeitos e vereadores. A votação da PEC na Câmara, na avaliação do líder baiano, deve acontecer já na próxima semana.

Marcelo Nilo entende dezembro como um período mais seguro do ponto de vista sanitário. “O candidato (durante a campanha) vai entrar na casa das pessoas, abraçar, olhar no olho”,argumenta. Entretanto, considerou uma avanço o dispositivo incluído pelo relator da PEC 18/20, Weverton Rocha (PDT-MA), que permite ao Tribunal Superior Eleitoral marcar eleições suplementares até 27 de dezembro em municípios com situações sanitárias mais graves.

Para o líder da bancada, o país enfrenta uma pandemia pior do que os balanços oficiais revelam, em virtude da testagem relativamente baixa. “Devemos ter 3 milhões de infectados”, disse. No boletim da terça-feira, o Ministério da Saúde calcula em 1,14 milhão os casos confirmados de Covid-19.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios