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Pioneiro em Campo Formoso, modelo CPM de gestão escolar é implantado em mais 50 municípios da Bahia

Pioneiro em Campo Formoso no Colégio Maria do Carmo de Araújo Maia, o modelo CPM de ensino com Gestão Compartilhada entre a PMBA, representado pela 54ª CIPM e a Prefeitura Municipal de Campo Formoso, já foi implantado em mais 50 municípios da Bahia, a saber: Dias d’Ávila , Nova Soure, Sobradinho, Ibicaraí, Prado, Santa Cruz Cabrália, Camamu, Conceição da Feira, Coaraci, Maragogipe, Caravelas , Brumado , Guanambi, Alcobaça, Medeiros Neto, Maracás , Laje, Ipiaú, Paripiranga, Itanhém, Governador Mangabeira, Irará, Coração de Maria, Anagé, Araci, Vereda, Ibirapuã, Cachoeira, Nova Ibá, Teofilândia, Santaluz, Conceição do Jacuípe, Poções, Itabuna, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, Muniz Ferreira, Planalto, Monte Santo, Tucano, São Félix do Coribe, Salinas da Margarida, Piritiba, Conceição do Almeida, Valente, Igrapiuna, Sento Sé, Mucuri, Santo Antônio de Jesus e Varzedo.      

Esse modelo de gestão é resultado de um acordo mútuo de cooperação técnica entre a Polícia Militar da Bahia e as Prefeituras Municipais, ambas vislumbrando o caminho para melhorar os resultados de suas unidades de ensino básico, bem como a formação do caráter humano do jovem através da metodologia disciplinar.

O projeto tem como público-alvo os alunos do Ensino Fundamental Nível II (6º ao 9º ano) e prevê a matéria “Conduta de equipe e boas práticas”, cuja matriz curricular inclui conceitos de disciplina, regime interno da escola, a maneira correta de utilizar uniformes, tratamento com as pessoas, posição de respeito e o conhecimento de hinos (nacional, estadual, municipal e da instituição de ensino, caso haja). O Sistema CPM também prevê a realização de palestras de boas práticas multidisciplinares.  É obrigatória ainda a oferta de atividades complementares no contra turno, a PM sugere atividades esportivas e musicais.

Metodologia Disciplinar de ensino

Nesse intervalo, foi criada a MDE – Metodologia Disciplinar de ensino, matéria extracurricular, que tem como objetivo a iniciação aos conceitos de cidadania, de inclusão social, que se unificam com o propósito de implementar valores na formação do aluno, compondo o processo educativo de ensino e aprendizagem,  com a utilização de aulas interativas com análises de experiências, situações e de uma série de princípios e assuntos importantíssimos que farão parte indissociável da personalidade do aluno ao longo de sua trajetória escolar, acompanhando-o como profissional e como cidadão ao longo de sua existência na sociedade.

A Disciplina é uma concepção educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno.

Além do Colégio Maria do Carmo – Gestão Compartilhada – CMCGS, a Secretaria de Educação implantou a Disciplina MDE em mais quatro estabelecimentos escolares, Colégio Antônio Ferreira de Araújo, José Telésphoro, Luiz Viana Filho, José de Anchieta e Rosalvo Celestino (Distrito de Lage dos Negros).

Nesse processo, os PMs da reserva, bem como os professores (multiplicadores)  são os responsáveis pela aplicação da metodologia nas escolas nos municípios conveniados.

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