Regional

Novembro Azul: Prefeitura de Andorinha vai oferecer exames de PSA no próximo sábado, dia 24

Novembro Azul: Prefeitura de Andorinha vai oferecer exames de PSA no próximo sábado, dia 24

Em comemoração ao novembro Azul, a Secretaria de Saúde de Andorinha estará realizando no próximo sábado, 24 de novembro, exames de PSA – Antígeno Prostático Específico -para pacientes acima de 50 anos ou a partir de 45 que tenham histórico de câncer de próstata na família.

A ação incentiva o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata. Durante a realização dos exames na unidade do Laboratório Islab de Andorinha será ofertado um café da manhã para os pacientes.
Pacientes enquadrados nos critérios e faixas etárias devem comparecer a Central de Marcação munidos do cartão do SUS e documentos pessoais para agendamento do exame.

Após a realização do exame será informado a data do resultado, que sai em aproximadamente 15 dias. Caso aponte qualquer alteração, o usuário será encaminhado para a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência e de lá encaminhado para um especialista em urologia, por se tratar de um atendimento de alta complexidade e sair do âmbito municipal.

O PSA – Antígeno Prostático Específico – é uma substância produzida pelas células da glândula prostática, encontrado principalmente no sêmen, mas também no sangue.

A maioria dos homens saudáveis têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA. Também é realizado o exame de ultrassom, para verificação do tamanho da próstata, além do exame de toque retal.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios