TAVARES
Regional

Prefeitura de Andorinha fecha termo de cooperação técnica com Hospital Universitário de Petrolina

Prefeitura de Andorinha fecha termo de cooperação técnica com Hospital Universitário de Petrolina

Na última quinta-feira,30, o município de Andorinha recebeu o superintendente do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) conhecido popularmente como Hospital do Trauma, Dr Ronald Juenyr Mendes.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Andorinha e contou com a presença do prefeito Renato Brandão,do vice Zelitnho, secretários de governo, vereadores, e servidores municipais.

O Hospital Universitário(HU) atende uma população estimada em 2 milhões de habitantes em de 55 município da Bahia e Pernambuco. Os municípios são integrantes da Rede Interestadual de Atenção à Saúde (Rede PEBA).

Durante o encontro, o representante HU apesentou uma palestra sobre os serviços oferecidos pela instituição à população e firmou um acordo de cooperação técnica entre a secretaria de Saúde de Andorinha e a unidade de saúde referência para atendimento de urgência e emergência de média e alta complexidade.

O acordo possibilita ao município ter a disponibilidade de realizar mensalmente uma cota de dez tomografias computadorizadas, além de outros serviços de extrema importância para os pacientes de Andorinha.

“Esse é mais um dos resultados colhidos através da seriedade que tratamos a saúde do povo de Andorinha”, disse Pablo Campos Alves, secretário de Saúde. 
O prefeito Renato Brandao destacou a importância de firmar essa parceria para melhorar a gestão dos serviços de saúde oferecidos à população.

“Essa ação vai impactar muito na vida de quem espera para fazer um exame de tomografia e não tem condições de pagar. Ficamos felizes de poder proporcionar mais esse grande benefício para a nossa população”, enfatiza Renato Brandão.

Segundo a secretária de Saúde, o paciente que necessitar de um exame de tomografia deve procurar uma Unidade de Saúde ou o Programa da Saúde da Família (PSF).

“A pessoa deve passar por uma consulta com um clínico geral. Caso haja a necessidade, ele encaminhará para um especialista da rede pública que vai analisar a situação e solicitar a realização do exame”, enfatiza Pablo Campos.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é um dos métodos de exames mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples e totalmente indolor. O equipamento compreende um aparelho que faz radiografias transversais do corpo.

Essas radiografias são convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos, construindo imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a tomografia, o interior do corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.

 

 

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios