Nilton Matos explicou porque não votou em Ednaldo Macedo para presidente da Câmara.
Diante dos comentários que o vereador Nilton Matos teria traído a oposição, e teria se vendido para votar no presidente da Câmara, Marinaldo Oliveira, reeleito para o biênio 2019 e 2020, o vereador usou a tribuna na sessão da última quinta-feira (16), e explicou porque mudou de ideia e votou em Marinaldo “Eu fui escolhido como vice na chapa de Ednaldo, aconteceram duas reuniões na casa de Agnaldo Pinheiro, aonde ficou decidido que o presidente poderia ser um dos cinco, só que Ancelmo se manifestou dizendo que por ser muito amigo de Ednaldo, só votaria se o candidato fosse ele, então eu me sentir humilhado” explicou Nilton.
O vereador seguiu seu pronunciamento afirmando que não traiu ninguém, é tanto, que no dia da eleição, ele se reuniu horas antes do início da sessão como os vereadores e sugeriu que o candidato fosse ele, “Sugeri que agente mudasse a chapa, que Ednaldo fosse para a vice, e eu para presidente, até porque eram dois vereadores da base do prefeito que estavam disputando a presidência, Marinaldo e Ednaldo, mas não quiseram, disseram que aceitavam até Agnaldo Pinheiro, mas eu não podia ser o presidente, então eu não trair ninguém, e outra, vou tomar providências contra as pessoas que andam dizendo que Nilton Matos se vendeu”garantiu o vereador.
O vereador também afirmou que continuará fiscalizando o executivo, quando for para elogiar, vai elogiar, quando for para criticar e denunciar coisas erradas no MP, ele irá fazer “Eu vou continuar fazendo o trabalho que sempre fiz, porque o povo de Andorinha conhece Nilton Matos” finalizou.
Vereador pede ao gestor para não sancionar lei que prejudica os professores.
Afirmando que a educação de Andorinha deu um passo para trás quando foi aprovado projeto que tira direitos dos professores, o vereador Irmão Ednaldo, pediu ao Prefeito, Renato Brandão, que não sancione a lei “Quero pedir ao nosso prefeito que pense direito, que não sancione essa lei porque vai trazer conseqüências para o nosso município e também para os nossos professores” alertou.
O parlamentar sugeriu que o gestor fizesse contenção de despesas de outra forma, retirando gratificação de pessoas que têm alto salário, e até, insinuou a existência de funcionários fantasmas “Ou então acabe com as pessoas que recebem sem trabalhar” disse o vereador.
Ex-prefeito Agileu só deixou mazelas.
Ainda com relação o projeto do executivo que vai tirar direitos dos projetores, a vereadora Dona Lurdinha, explicou que a decisão foi a mais correta, sabe que ninguém gosta de perder, mas foi melhor fazer isso agora, do que depois o professor chegar no banco e não ter dinheiro “Todo mundo sabe que o dinheiro do Fundef não cobre as despesas, esse problema não é apenas em Andorinha não é no Brasil todo” disse a vereadora.
Comparando a gestão atual com a gestão do ex-prefeito, Agileu Lima, a vereadora pediu que nunca mais alguém deseje o retorno de Agileu, “Só deixou mazela, se ele estivesse hoje pode ter certeza que a situação era bem pior” concluiu D.Lurdinha.
Não foi Vagner Lavor que não aceitou Dorineide Conceição no PCdoB não, explica Agnaldo.
Em defesa do ex-prefeito Agileu Lima, o vereador Agnaldo Pinheiro, lembrou que na gestão do candidato do PT, ele não contava com o programa Mais Médicos, que hoje tem quatro médicos, e nem contava com apoio da Ferbasa, que hoje paga um pedido “Tire esses cinco médicos que no passado Agileu não tinha, e vocês vão ver como é que vai ficar a saúde de Andorinha ” aconselhou.
Com relação a não ida da ex-prefeita, Dorineide Conceição, para o PCdoB, o vereador ainda explicou o que realmente aconteceu, “O vereador Nilton não falou o que realmente aconteceu, ele disse que teria sido Vagner Lavor que não aceitou a ida de Dorineide Conceição para o PCdoB, eu disse que quem não aceitou foi o partido, e não o vereador Vagner Lavor como o senhor falou” explicou
O vereador também parabenizou a Ferbasa pela obra do anel viário da cidade que a empresa está executando.
Vereador critica atendimento nos postos de saúde.
O vereador Ancelmo Enfermeiro declarou apoio aos professores, e também fez críticas a saúde. Segundo ele, não adianta o município colocar a disposição do povo, o médico, enfermeiro, ambulância e os pacientes não serem bem atendidos.
O vereador voltou a cobrar um gerador para o Posto de Saúde do município, e reclamou porque a Secretária de saúde contratou um técnico de enfermagem de Senhor do Bonfim, quando na verdade, deveria ter contratado um profissional de Andorinha.
Ao solicitar uma parte, o vereador Irmão Ednaldo, concordou com o colega, e afirmou que a secretária teria tirado o técnico de enfermagem que havia sido indicado por Ancelmo Enfermeiro, para contratar um profissional de Senhor do Bonfim.
O vereador Ancelmo Enfermeiro finalizou dizendo que continuará defendendo o povo.
Pega Bala parabeniza gestão Renato e Zelito
O vereador Pega Bala, usou a tribuna e parabenizou o trabalho que o prefeito, Renato Brandão, e o vice-prefeito, Zelito estão fazendo na cidade, segundo ele, uma gestão transparente, aonde o prefeito está trabalhando em todo município ” Não sei porque a oposição fica triste com tudo que está acontecendo em nosso município, porque se eu fosse oposição eu ficava era alegre com todo esse trabalho que o prefeito está fazendo na cidade” disse Pega Bala.
Ao responder o vereador Agnaldo Pinheiro, que reclamou porque apenas os vereadores da oposição fizeram uso da tribuna no dia em que o projeto dos professores foi aprovado, o vereador Pega Bala afirmou que é um direito de qualquer vereador discursar, ou permanecer calado “Nem o regimento interno e nem a lei orgânica fala se é proibido o vereador ficar calado, o vereador faz uso da tribuna quando ele acha que deve fazer”explicou Pega Bala.
Parlamentar solicita envio do projeto do enquadramento dos servidores.
Citando algumas obras inacabadas existentes no município, o vereador Vagner Lavor, disse na tribuna que não poderia abraçar um governo de obras paradas.
O parlamentar também falou sobre o projeto 03/2018 do executivo, aonde ele lembrou que a matéria tem por objetivo reduzir até R$ 600,00 do salário de cada professor, o que ele considerou com imoralidade.
Com abaixo assinado em mãos, ele solicitou que a reinvidicação dos moradores da vila peixe fosse encaminhada ao gestor, aonde os moradores pede providência para diminuir a poeira da avenida próximo ao colégio estadual, aonde ele sugeriram que o município mande jogar água pelo menos duas vezes por dia.
O parlamentar apresentou requerimento, solicitando do gestor que envie para a câmara o projeto do enquadramento, porque segundo ele, tem profissional que está há mais de vinte anos trabalhando sem direito ao enquadramento.
Andorinha aderiu Selo Unicef
O presidente da Câmara, Marinaldo de Oliveira, informou aos vereadores que o município de Andorinha, aderiu o Selo Unicefe 2017 à 2020, e leu ofício da Secretaria de Ação Social, convidando todos os vereadores para o Primeiro Fórum Comunitário que acontecerá no auditório da Câmara de Vereadores, no dia 23 de Agosto, tendo início às 07:30h.
Próxima sessão, quinta feira, as 18h.