Regional

Governo lança projeto-piloto de documento que reúne CPF e título de eleitor

Governo lança projeto-piloto de documento que reúne CPF e título de eleitor

O governo federal lançou, nesta segunda-feira (5), o projeto-piloto do Documento Nacional de Identificação (DNI), que vai reunir, em um mesmo documento, o CPF e o título de eleitor.

A medida já havia sido sancionada pelo presidente Michel Temer em 2017 e, agora, será iniciada a fase de testes. A previsão é de que o serviço esteja disponível para a população a partir de julho.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o DNI funcionará digitalmente. Quando for preciso, o cidadão vai apresentá-lo no celular. Com isso, conforme o governo, será dispensada a apresentação de documentos em papel, como CPF, certidão de nascimento, casamento ou título de eleitor. Para quem não tiver celular, o governo afirmou que o número do DNI poderá constar no RG.

O documento será acessado a partir de um aplicativo gratuito para smartphones ou tablets, disponível nas plataformas Android e iOS. Será necessário que o cidadão tenha registro biométrico na Justiça Eleitoral.

Para validar, será preciso comparecer a um ponto de atendimento. No local, serão validados os dados biométricos com duas digitais de quem solicitou o documento. Depois da confirmação, será possível emitir o DNI.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios