PREFEITURA DE ANDORINHA maio
Regional

Encontro discute ações de combate ao trabalho infantil em Senhor do Bonfim

A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social – SADS, realizou encontro para discutir assuntos referente Ações Estratégicas para a Erradicação do Trabalho Infantil AEPETI. O encontro foi realizado na quinta-feira, dia 3 de agosto, no Campus da Universidade do Vale do São Francisco – UNIVASF.

A reunião contou com a presença do prefeito Carlos Brasileiro, do vice-prefeito Zé Antônio, além de diversos atores da rede de proteção à criança e adolescente no município. O objetivo principal do encontro foi a formação de uma comissão permanente de ações estratégicas de apoio ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O evento iniciou com um minuto de silêncio em homenagem ao professor Marcos Fábio Oliveira Matos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) , Campus de Senhor do Bonfim, morto num trágico acidente automobilístico, na última quarta-feira(02).

A secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Vera Magalhães, que também é presidente do Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), abriu o evento. “ Devemos tomar consciência que esse problema não é só da nossa secretaria, nós todos somos responsáveis pela a busca de soluções para irradicação trabalho infantil. Estamos aqui para poder defender as crianças de Senhor do Bonfim”, Alertou Vera.

Em sua fala, o prefeito Carlos Brasileiro reforçou a necessidade da iteração de esforços e articulação de ações conjuntas no enfrentamento contra o trabalho infantil. “A erradicação do trabalho infantil tem quer ir muito mais profundo, não pode ser somente uma ação da secretaria de Ação Social, nem do governo municipal, do governo estadual e federal, tem que ser uma ação de todos, para que a gente possa garantir o futuro de nossas crianças”, enfatizou.

Segundo informações da organização do encontro, os fretistas (carregadores em feira livre), se apresenta como um dos principais problemas quando o assunto é trabalho infantil no município de Senhor do Bonfim.

“O trabalho infantil é uma violação dos direitos de crianças e adolescentes. Tal atividade marginaliza as crianças e adolescentes e acaba com toda possibilidade de desenvolvimento físico, psíquico e laboral”, explica Tânia Mangabeira, coordenadora de ações estratégias do PETI.

A comissão de ações estratégicas que vai apoiar o combate a erradicação ao trabalho infantil ficou formada da seguinte forma.

CREAS – Sarah Ferreira Maia Braga;

SCFV – Lucijane Almeida;

Secretaria de Educação – Sarah Daniela da N. Feitosa;

Secretaria da Saúde – Lidiane Monteiro de Oliveira;

CMDCA -Vera Lucia M. Magalhães;

Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Valdênia da Glória H. Azevedo;

PBF- João Paulo Leite Bittencurt;

Sine/Bahia – Whelia Dantas;

Sindicato dos Trabalhadores Rurais – a definir;

Sociedade Civil Organizada – Leonardo Lopes dos Santos;

Conselho Tutelar- Joelya Oliveira da Cruz Barros;

SEBRAE – a definir;

Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Esporte – Diogo Rios;

AEPETI – Wellitania Mangabeira;

CDL – a definir ;

Secretaria de Tributos – a definir.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios