Regional

CÂMARA EM AÇÃO: Reunidos em mais uma sessão, vereadores discutiram os problemas e os avanços de Andorinha.

Na ultima quinta feira, 10, os moradores da sede e zona rural de Andorinha lotaram mais uma vez a galeria da câmara e acompanharam os trabalhos de seus vereadores.

Durante a reunião de trabalho, todos os vereadores usaram a tribuna e debateram diversos assuntos; esgoto a céu aberto em Vila Peixe, o possível fechamento do cartório, data das audiências públicas, falta de investimento da Ferbasa no município, geração de emprego e elogios as gestões de Zé Branco e Dourineide Conceição.

Nilton Matos

Eleito pelo grupo da ex-vice prefeita, Dourineide de Souza Conceição, o vereador Nilton Matos, alertou a Secretaria de Infra Estrutura do município que existe rua que foi calçada e que já está apresentando problemas, segundo ele, os vereadores tem que estarem atentos porque o trabalho do parlamentar é fiscalizar e acompanhar as obras que estão sendo executadas no município.

Ele lamentou por seus colegas não terem aprovado em sessão anterior, o requerimento dos vereadores, Vagner Lavor e Aginaldo Pinheiro, cobrando a criação da guarda municipal, segundo ele, mesmo se todos os vereadores tivessem votado a favor, o gestor não era obrigado a colocar a guarda em prática.

Lembrando os quatro meses em que a vice- prefeita Dourineide de Souza assumiu a prefeitura quando na gestão passada o ex-prefeito, José Branco, teve que se afastar por motivo de saúde, o vereador direcionou seu pronunciamento ao líder do prefeito, Neguinho do Grigório, querendo saber por que o colega não gostava quando ele citava o nome da ex-prefeita e citou as grandes ações que foram executadas no município enquanto a vice assumiu a prefeitura em apenas quatro meses “nesse período com apenas trezentos mil ele realizou o São Pedro e aniversário da cidade, enquanto que o atual gastou somente com o São Pedro mais de seiscentos mil. Em quatro meses Dourineide reabriu o Banco que estava fechado, deixou todas as finanças em dias, patrolou e colocou cascalho nas estradas, colocou água em localidades da zona rural, e eu não sei por que o vereador não gosta quando eu falo da ex-vice prefeita, talvez seja porque ela com a chegada dos ônibus amarelinhos retirou o ônibus que na época ele  tinha locado a prefeitura, e como o valor era alto, com a chegada dos ônibus ela teve que cortar gastos, talvez essa seja a raiva dele” criticou Nilton Matos.

Neguinho do Grigorio

Quando foi a sua vez de ir à tribuna, o vereador e líder do prefeito na casa, Neguinho do Grigório, não respondeu e nem dirigiu a palavra ao colega, falou somente da gestão de seu prefeito “estivemos com o prefeito acompanhando de perto os problemas de Vila Peixe, o prefeito já está ciente, é um homem que tem boa vontade, Zé Branco foi o melhor prefeito que Andorinha já teve, Renato tem apenas seis meses e percebemos que ele está bem intencionado. Já fez calçamento na zona rural, colocou médicos nos postos da zona rural e na sede hoje temos médico vinte e quatro horas” disse o líder.

Ainda na área de saúde, o vereador lembrou as casas de apoio que o município alugou em juazeiro e Salvador para abrigar pacientes de Andorinha que estão fazendo tratamento nos dois municípios “no tempo de Agileu, nunca um enfermeiro saiu para ir até a casa do paciente fazer curativo nele e hoje, na gestão de Renato tem isso e muito mais” finalizou.

Pega Bala

O vereador Pega Bala, lamentou os investimentos que a empresa Ferbasa tem feito no município, segundo ele, a empresa não estaria investindo quase nada, ele lembrou que Andorinha e Medrado deveriam ter um olhar mais carinhoso da empresa.

Preocupado com o ônibus que segundo ele estaria interrompendo o trânsito, e podendo causar  um grave acidente com vítima fatal, uma vez que o carro está parado há mais de dois anos, ele fez o discurso direcionado ao secretario responsável pela pasta, e cobrou do município a retirada do carro do local.

Agnaldo Pinheiro

Ao contrário do colega vereador Pega Bala, que havia lamentado o pouco investimento que a Ferbasa estaria fazendo no município, o vereador, Agnaldo Pinheiro, aproveitou e pediu aos vereadores mais união “tenho certeza que se cada vereador apresentar a empresa Ferbasa cada um com suas demandas tenho certeza que ela irá analisar cada reinvindicação de forma cuidadosa. Temos que fazer projeto e apresentar a empresa, se ficarem aqui apenas falando, tenha certeza que não sai nada mesmo não, tem que correr atrás. E quero aqui agradecer a Ferbasa que providenciou a pavimentação de mais de quatro mil metros de calçamento para a localidade de Medrado, uma luta antiga do presidente dessa casa, e uma luta nossa também.

Ainda falando sobre a empresa Ferbasa, o vereador afirmou que está na hora de se criar a guarda municipal em Andorinha e segundo ele, a Ferbasa estaria disposta a ajudar “vamos fazer um ofício e durante reunião entregar a Ferbasa as reivindicações que o município necessita, principalmente a nossa guarda municipal, tenho certeza “a empresa tem curso de segurança, e tenho certeza que se o prefeito fizer o concurso e chamar  pelo menos trinta homens, tenho certeza que a Ferbasa poderá patrocinar o curso dos vigilantes e o município ficaria responsável apenas com o pagamento mensal da guarda, tenho certeza que a Ferbasa vai ajudar mais uma vez o município”.

O vereador Agnaldo Pinheiro alertou aos colegas que ficou sabendo que a qualquer momento o cartório do município poderá ser fechado, segundo ele, as pessoas que estão procurando os serviços da justiça já estariam sendo avisadas que a qualquer momento o município poderá ficar sem cartório.

Anselmo Enfermeiro

Aproveitando que a galeria estava lotada, o vereador Anselmo Enfermeiro, aproveitou para esclarecer que nunca declarou que estivesse com o prefeito e sim que está com o povo, no que for bom para o município e para o povo, estarei com o prefeito “quando for para cobrar do prefeito melhorias para o nosso povo irei sim conversar com o prefeito, se for para brigar eu brigo, se for para se aliar em beneficio do povo nos iremos sim, agora já mais irei se curvar pra ninguém” desabafou.

Diante das reclamações que tem recebido dos moradores da localidade de Vila Peixe, que estão reclamando da falta de saneamento básico, o vereador cobrou que a gestão resolva o problema dos esgotos que estão a céu aberto ameaçando a saúde da população da Vila Peixe.

Ednaldo Macedo

Afirmando que faz parte do governo, mais não irá se curvar ao prefeito, o vereador, Ednaldo Macedo, cobrou uma solução para o problema de Vila Peixe, e também fez criticas com relação a forma que  alguns secretários tem tratado o povo “A união faz a força e juntos chegaremos lá. Não me curvarei ao prefeito e estou com o povo. Quinta feira recebi várias mensagens de moradores de Vila Peixe reclamando do esgoto, fui até o local e garanti ao povo que levaria o prefeito para o próprio ver a situação, ele esteve na localidade, mais infelizmente o problema ainda está lá, isso não é admissível “lamentou.

O vereador acrescentou que o problema não foi causado pelo município, mas a gestão tem que encontrar uma solução para o problema “o secretário que ainda se exaltou comigo disse que iria resolver, mais infelizmente não resolveu nada” criticou.

Ednaldo Macedo finalizou dizendo que faz parte do governo, mais não vai aceitar que nenhum secretário trate o povo como se fosse uma folha seca “até agora não deram resposta ao povo, mas no próximo ano nos iremos atrás do povo querendo o voto deles. Se vai resolver o problema diga quando, se não vai resolver, pelo menos explique por que, agora afirmo que não irei me curvar para as coisas erradas” finalizou Macedo.

O vereador agradeceu e parabenizou o prefeito Renatinho, pela pavimentação da localidade de Jaboticaba, obra segundo Macedo, o calçamento foi feito com recursos próprios e foram investidos aproximadamente R$180.000,00 (cento e oitenta mil reais).

Fazendo críticas a falta de apoio da Ferbasa ao município, Ednaldo Macedo, reconheceu que a empresa ajuda, mais deveria ajudar muito mais, até porque, a empresa já levou todo tesouro do município, quando ajuda é com migalhas, e na opinião dele, se está levando o tesouro do município, a empresa deveria colaborar com muito mais.

Vagner Lavor

O vereador Vagner Lavor, parabenizou todos os pais por seu dia, fez saudação a seu pai que não perde uma sessão, e convidou as pessoas a prestigiarem mais vezes os trabalhos da câmara.

Convidou a população para o lançamento da PELC, (Programa Esporte e lazer da Cidade), que acontecer no próximo dia 14, gerando sete empregos, beneficiará mais de quatrocentos jovens que praticarão diversas atividades esportivas no município.

Falou do Programa Top que vai gerar oito empregos no município, com ações na zona rural, ações que estão chegando a Andorinha e tem apoio do deputado Bobô.

Ainda falando sobre as ações do deputado no município, o vereador afirmou que ele, juntamente com o vereador, Agnaldo Pinheiro, conseguiram junto a CAR uma verba de R$50.000,00 (cinquenta mil reais), para a compra de óleo para abastecer as máquinas que trabalham na limpeza das agudas, o recurso já está na conta, e até hoje o município não usou do dinheiro “desde 15 de junho que o dinheiro que o deputado Bobô conseguiu está na conta e ainda não usaram” lamentou.

Ele finalizou falando das exonerações que estão acontecendo na gestão, aonde observando o diário, registrou a demissão de 15 pais de famílias “tem que ter controle, tem que ter responsabilidade, contrata em maço e quando é agora em agosto demite os pais de famílias. Tem que haver gestão, não pode contratar apenas para dar emprego de um ou três meses e os compromissos dessas pessoas que ficaram desempregadas?” questionou o vereador.

Marinaldo

Respondendo alguns questionamentos que foram feitos pelo vereador, Vagner Lavor, com relação o dia que seria realizada a audiência pública para debaterem a falta de segurança no município, e o problema do abastecimento de água no município?

O presidente da câmara, Marinaldo Oliveira, explicou que já está mantendo contanto e verificando apenas a definição de uma data, porque segundo ele, tem que ser uma audiência que traga retorno imediato “a casa aprovou o requerimento assinado pelos vereadores Vagner, Nilton e Agnaldo, e pode ter certeza que a audiência já está sendo preparada. Agora temos que trazer o povo para essa casa, não só o povo, mais também o seu Bobô e o deputado do prefeito, Euclides Fernandes. Estamos apenas definindo um data que o Juiz, a promotora, o comandante da PM, o Coordenador da Policia Civil, Conselho de Segurança, Conselho Tutelar, Defensoria Pública, o prefeito, e os deputados possam todos participarem. Porque nos queremos é mais segurança e não que depois da audiência, no dia seguinte a polícia chegue aqui em Andorinha apreendendo as motos dos pais de famílias como aconteceu recentemente aonde foram apreendidas mais de 30 motos, o que o povo quer e que nós cobramos das autoridades, principalmente dos deputados é o aumento de policiais, é um delegado que não tem, é uma viatura para a policia civil que não tem, é isso que o povo nos cobra diariamente” disse o presidente.

Com relação a Embasa, o vereador e presidente Marinaldo Oliveira disse que ele mesmo irá pessoalmente na Embasa entregar o convite ao senhor Vinicius, para que ele possa na Câmara de vereadores, diante do povo, explicar como será esse abastecimento de água que a embasa pretende para Andorinha e Medrado usando a água da barragem velha.

Por ivansilvanoticia.com.br

 

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios