Regional

Esposa do Secretario de Financias de Bonfim vai assumir direção-geral do SAAE de Alagoinhas.

A engenheira Sanitarista e Ambiental Maria das Graças de Castro Reis, esposa do Secretario de Financias de Senhor do Bonfim, Benito Brasileiro, ex-chefe de gabinete do governador, Rui Costa, assume a direção-geral do SAAE de Alagoinhas nos próximos dias. Ela entra em substituição à engenheira Valéria Figueredo, que assumiu interinamente o cargo. Maria das Graças  pediu exoneração do cargo de Engenheira de Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, onde desde 2013 exercia a função de Coordenadora do Núcleo Interssetorial de Cooperação Tecnica NiCt, responsável no apoio aos  municípios baianos na construção dos Planos Municipais de Saneamento.

A informação é do prefeito Joaquim Neto, que de São Paulo, onde está em buscas de investimentos para Alagoinhas, confirma a informação e credita a nomeação de Maria das Graças à sua capacidade de gestora, função que já exerceu no passado e cujas marcas são de domínio público. “O momento é propício para trazer de volta uma pessoa que fincou metas e cumpriu, desenvolveu programas importantes e pode devolver ao SAAE a credibilidade de outrora”, disse o prefeito.

Alagoinhense, Maria das Graças foi diretora técnica do SAAE de 2001 a 2004 e diretora-geral de 2004 a 2008, período em que deu importantes contribuições para o esgotamento sanitário de Alagoinhas, que saiu da letargia de 2% para 13%, além de ter melhorado significativamente a gestão, dinamizando vários setores.

Imagem inline 1Foi em sua gestão que o SAAE ganhou reconhecimento nacional. Com a elaboração da Lei de Saneamento e do Plano Municipal de saneamento, primeiro do Brasil, Maria das Graças deu visibilidade a Alagoinhas, pois vários municípios copiaram o plano local, além de ser sido base para o Plano Nacional de Saneamento Básico, hoje um dos mais modernos do mundo.

Esses planos qualificaram o município para a efetivação de convênios com o Governo Federal, sendo beneficiado com o PC I e PAC II, ainda presentes no município.

Maria das Graças sabe dos problemas que vai encontrar nas finanças do SAAE, bem diferentes de quando deixou, mas aposta num trabalho árduo e dedicado “Sou municipalista de carteirinha, acredito no serviço municipal, acredito que o SAAE tem potencial para prestar um serviço de excelência para os munícipes”, afirmou Gal.

A engenheira Valéria Figueredo pediu exoneração do cargo de direção-geral ao prefeito Joaquim Neto por estar em etapa  final de mestrado em engenharia não sendo possível conciliar a pós e a gestão da autarquia.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios