Em nota Paulo Machado diz que está tranquilo

em - Regional | Deixar Comentário  

Surpreso com a decisão do Juiz da 45ª. Eleitoral de Senhor do Bonfim, que o declarou inelegível por oito nãos, bem como ao ex-secretário de Saude Marcos da Silva, e à Secretária de Assistência Social Camila Machado, aplicando-lhe multas pecuniárias, o ex-prefeito Paulo Machado assim se pronunciou:

 “Estou tranqüilo de que não houve abuso de poder nem autoritarismo eleitoral. Nunca obriguei nenhum funcionário a fazer campanha para mim, não é meu estilo. Ocorre que funcionários demitidos pelo fato de que eu precisava diminuir o índice de pessoal, e porque atentavam contra a minha honra e direito e governar em paz, funcionários que foram beneficiados com cargos de confiança ao longo de quatro anos, deram depoimentos mentirosos que me prejudicaram perante o Juiz Eleitoral. Desafio algum deles a provar que os ameacei de alguma forma. Já estou entrando com recurso e não tenho dúvida de que tanto eu como os dois secretários punidos seremos inocentados. Uma das peças que instruirá o meu recurso será uma decisão do Supremo Tribunal Federal, do Ministro Gilmar Mendes, que defende não se aplicar a inelegibilidade a candidatos que tenham tido quantidade de votos  que não influenciaram nos resultados eleitorais. Fui apenas o terceiro colocado, esta decisão me contempla”, conclui o ex-prefeito Paulo Machado.

 

Ex prefeito e ex Secretário de Saúde estão inelegíveis por oito anos

em - Regional | Deixar Comentário  

paulomachado(7)

O ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado, e o ex-secretário de saúde, Antônio Marcos Lima dos Santos, que foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral, na Coligação Construímos Juntos, estão inelegíveis pelo prazo de oito anos.

Na denúncia, eles praticaram conduta vedada aos agentes públicos em campanha eleitoral, consistente na recisão de contrato de servidores públicos, com intuito de favorecer Paulo machado e Paulo Braga, candidatos a prefeito e vice.

Observou também o MPE, que as admissões perpetradas pela CECOSAP, foram, em sua maioria, de pessoas(conforme declaração das mesmas) que já eram diretamente contratadas pela prefeitura, havendo apenas uma mera transferência formal do contratante, uma manobra ilegal, tratando-se de burla ao concurso público.

Na denúncia se percebe que a CECOSAP funcionou apenas como instrumento de representação municipal, usada para escamotear o vínculo real dos contratados com o município.

Além da inelegibilidade por oito anos, Paulo Machado e Antônio Marcos, terão que pagar multa de 25 mil reais cada.

Paulo Braga e a Coligação foram absolvidos.

Advogado Pedro Cordeiro acusa delegado e policias de terem lhe agredido

em - Regional | Deixar Comentário  

pedro

Denunciado por uma coligação política que teve como advogado Pedro Cordeiro,  o delegado  Claudio Lima Gomes, que atua em Itiúba e Ponto Novo, acompanhado de mais dois agentes, teria na tarde da ultima terça feira, teria agredido fisicamente o advogado bonfinense.

O blogdowalterley ainda relata que de acordo com testemunhas, o advogado Pedro Cordeiro, teria sido algemado e colocado no fundo de uma viatura após ter sido duramente espancado e ameaçado de morte.

Os agentes que estão sendo acusados desmentem a versão, segundo eles, o advogado desenvolvia alta velocidade em local não permitido, o delegado e os agentes interceptaram o veiculo, e logo em seguida Pedro Cordeiro teria saído do carro gritando dizendo que iriam lhe matar.

O delegado Claudio preferiu não se pronunciar sobre o caso.

Nota de Esclarecimento

em - Regional | Deixar Comentário  

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Senhor do Bonfim, vem a público se solidarizar com o Advogado Pedro Cordeiro de Almeida Neto, OAB-BA nº 21.394, quando em pleno exercício da sua profissão, no dia 15 p.p, foi lamentavelmente SEQUESTRADO, ALGEMADO E VIOLENTAMENTE ESPANCADO, quando estava em seu automóvel transitando na estrada entre as cidades de Itiúba eFiladélfia.

O ofendido informa que os autores do atentado foram:

O Delegado de Itiúba, o Dr. Cláudio Lima,

O Agente Paulo Adriano e o

Informante Valnei de tal.

A OAB, Subseção de Senhor do Bonfim, imediatamente, comunicou o ocorrido a OAB Seccional do Estado da Bahia para as providencias cabíveis que a o caso requer.

As razões do inusitado procedimento por parte dos agentes da Lei e seu informante deverão ser apuradas pelas autoridades constituídas, através do competente Inquérito Policial já instaurado, para que fatos desta natureza jamais se repitam e os culpados sejam exemplarmente punidos.

Senhor do Bonfim, 16 de Abril de 2013.

 

Cícero Alberto de Moura Lima Filho

Presidente

 

Prazo para fazer inscrição eleitoral termina em 7 de maio

em - Regional | Deixar Comentário  

Faltam apenas 23 dias para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O cidadão tem até o dia 7 de maio para realizar qualquer um desses serviços junto à Justiça Eleitoral e, dessa forma, estar apto a votar no pleito deste ano.

O eleitor deve procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência, ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer o pré-atendimento e agilizar a retirada ou a transferência do título. Ao acessar o serviço, também chamado de Título Net, basta preencher os campos de identificação até o final e apresentar o protocolo gerado on-line em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida.

Já para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. Finalmente, para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de Município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Prazo
Todas as solicitações via internet deverão ser feitas, impreterivelmente, até o dia 2 de maio, ou seja, cinco dias antes do prazo final estipulado pelo Calendário Eleitoral. Após essa data, o pré-atendimento não estará mais disponível e o cidadão deverá comparecer em um cartório eleitoral até o dia 7 de maio para solicitar o serviço desejado.
Da Agência CNM, com informação do TSE

Resposta da Embasa a vereador de Jaguarari

em - Regional | Deixar Comentário  

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) esclarece ao vereador Paulo Morgado (PV) e a população de Jaguarari, que, por causa da seca ocorrida nos anos de 2011, 2012 e 2013, o processo de Universalização da Água, através do programa Água para Todos, não avançou conforme o esperado na região neste mesmo período. Isso porque os seus principais mananciais sofreram redução drástica no volume, e os investimentos realizados pela empresa e Governo do Estado foram priorizados para obras emergenciais de combate à seca nas localidades já atendidas. Na sede de Jaguarari, por exemplo, dois empreendimentos, um em 2012 e outro em 2013, levaram água para mais de 13 mil moradores, totalizando um investimento de mais de R$ 60 Milhões.

No final de 2013, após a recuperação do volume de água nos principais mananciais, a Embasa retomou o processo de universalização da água na região, desafio a ser alcançado nas áreas de concessão da empresa até 2030. Em Jaguarari, as localidades de Catuni, Olhos d’Água, Cajueiro e Aroeira, serão beneficiadas com a obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha e Itiúba, já em andamento, e que irá levar água tratada e de qualidade para diversas outras comunidades rurais destes municípios.

Em relação às comunidades de Arapuá Novo, Monte Alegre, Santa Maria e Favela de Santa Rosa, citadas pelo vereador, a Embasa informa que ainda não há viabilidade técnica para abastecer as mesmas, mas que, em um futuro próximo, poderão ser beneficiadas com novos projetos. Apesar de estarem próximas à comunidade de Santa Rosa, que é abastecida pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Pilar, não é possível realizar a extensão de rede até as referidas comunidades, já que a água disponibilizada pela Mineração Caraíba prevista no contrato é de apenas 70 litros por segundo, e é distribuída para Pilar, Santa Rosa e Sussuarana, em Jaguarari, além dos municípios de Andorinha e Uauá. Por isso, levar água para estas novas comunidades, a partir deste sistema, poderia comprometer o fornecimento do recurso hídrico para as localidades já atendidas.

Em resposta a outro questionamento do vereador, a Embasa informa que, no distrito de Pilar, será iniciada ainda este mês a substituição de redes de distribuição de água obstruídas na localidade. Além disso, uma intervenção de melhoria na Estação de Tratamento de Água do distrito já está em andamento. Com a conclusão destas duas obras, a Empresa de Águas e Saneamento vai poder ofertar uma quantidade maior do recurso hídrico aos moradores locais.

Atenciosamente

Adriano Aleixo

Assessoria de Comunicação

74 – 3541 8400

ASPRA diz que proposta de Wagner é retrocesso e PM pode decretar greve geral nesta terça (15)

em - Regional | Deixar Comentário  

bahia-5

O governo Wagner ignora propostas das entidades de classe, discutidas por nove meses no Grupo de Trabalho (GT), e apresenta Plano de Modernização que representa retrocesso de direitos para entidades de classe. Para votar as propostas junto à categoria, os PMs realizam assembleia nesta (terça-feira), às 15 horas, no Wet´n Wild, Paralela.

Caso o Governo consiga votar a Proposta de Lei, os militares serão obrigados a enfrentar duras penalidades. Configura transgressão disciplinar: contrair dívida (ser incluído (a) no SPC/Serasa); “trotar ou galopar com cavalo injustificadamente”; tentar “entrar na Unidade Policial com um Jornal que CONTENHA FATO CONTRÁRIO A DISCIPLINA; infração de trânsito; executar manobra perigosa em viatura, se recusar a ser submeter a revista e PARTICIPAR DE MANIFESTAÇÕES COM CARÁTER REIVINDICATÓRIO (lista mais completa abaixo).

“Com a lei que hoje vigora, o militar respondia nas esferas civil, administrativa e disciplinar. Com a norma que o Governo tenta passar, ele responderá em cinco esferas: civil, administrativa, disciplinar, por improbidade administrativa e abuso de autoridade. Um absurdo!”, afirmou o coordenador – geral da Aspra, soldado Prisco.

Leia Mais

Prefeito visita a Faculdade Ages no município de Paripiranga

em - Regional | Deixar Comentário  
Correia visita ParipirangaDurante esta sexta-feira (11), o prefeito Edivaldo Martins Correia, acompanhado da Secretária de Educação, Eline Sobreira, visitou a faculdade Ages no município de Paripiranga, com o objetivo de conhecer a estrutura e o formato da Instituição.

Durante a reunião, ficou acordado que no próximo dia 22 de abril (terça-feira), na Câmara de Vereadores o diretor-geral da Instituição, José Wilson dos Santos apresentará o projeto que visa trazer um pólo da Faculdade Ages para Senhor do Bonfim.

Participaram do encontro também o Deputado  Estadual Elmar Nascimento (DEM) e o prefeito de Jacobina, Rui Macedo.

Governo do Estado vai fazer recuperação asfáltica de ruas e avenidas de Senhor do Bonfim

em - Regional | Deixar Comentário  

A abertura das propostas de preços na licitação para a recuperação asfáltica de ruas e avenidas de Senhor do Bonfim acontece no próximo dia 23 de abril, às 11h. Segundo informou o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Ubiratan Matos, ao deputado Carlos Brasileiro, que requisitou a obra, o processo ocorrerá através da modalidade de tomada de preço, com valor referência de R$ 974 mil.

A estimativa é que as obras sejam iniciadas em maio. “Esta é mais uma ação do governo Jaques Wagner em Bonfim, depois da implantação da adutora de Ponto Novo, da estrada para Andorinha, da recuperação do CSU e de tantas outras. Vamos continuar avançando, e temos certeza que muita coisa estará chegando”, afirmou Brasileiro.

O deputado afirmou que além de tapar os buracos, cerca de 70% das ruas e avenidas da área central da cidade vão ganhar nova camada asfáltica, além de sinalização horizontal.

Eduardo Campos anuncia Marina como vice em chapa

em - Regional | Deixar Comentário  

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou nesta segunda-feira (14), em Brasília, a pré-candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e da ex-senadora Marina Silva para concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. Presidente nacional do PSB, Campos vai encabeçar a chapa, que terá Marina como vice. A formalização da chapa socialista, com a homologação das indicações, deve ocorrer somente em junho, durante a Convenção Nacional do PSB. O anúncio da chapa nesta segunda foi feito pelo primeiro-secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira. “As lideranças e os militantes do partido delegaram aos líderes do PSB, Eduardo Campos, e da Rede, Marina Silva, a tarefa de representá-los nesse processo eleitoral como pré-candidatos à Presidência da República [...]. A campanha da chapa se confirmará pela convenção de junho seguirá os seguintes princípios [definidos pelo partido]“, disse Siqueira. O anúncio de que Eduardo Campos vai concorrer à Presidência tendo Marina como candidata a vice não impede que a chapa seja invertida em até 20 dias antes do dia das eleições, 5 de outubro, conforme calendário do Tribunal Superior Eleitoral.

BONFIM: Vereador Rê do Sindicato comemora mais uma conquista

em - Regional | Deixar Comentário  

O vereador Rê do Sindicato (PHS) tem dedicado seu mandato exclusivamente para as comunidades rurais do município de Senhor do Bonfim. Em recente reunião que aconteceu com lideranças de associações, o vereador deixou bem claro que seu mandato pertence ao povo, “não quero ser um guia de vocês, muito pelo contrário, quero ser guiado por vocês. Eu sem vocês não sou nada, mas com vocês ao meu lado podem ter certeza que seremos imbatíveis, pois a união faz a força”, incentivou o vereador. E justamente por meio da união e da parceria formada entre o mandato do vereador, as associações e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar o vereador tem colhido bons frutos.

Fruto esse, colhido na manhã desta segunda feira (14), quando anunciou a conquista de  50 unidades habitacionais que serão construídas no município de Senhor do Bonfim.

A reunião para fazer o anúncio aconteceu na sede da câmara de vereadores e contou com a participação de centenas de trabalhadores rurais, representantes da Central das Associações, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Família e do representante da AEDECON.

‘Infestação de baianos e goianos traria fome’, diz prefeito no RS

em - Regional | Deixar Comentário  

O prefeito de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, causou polêmica ao falar sobre migração para o município, atualmente em 1º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do estado. Fernando Xavier da Silva (PDT) disse que uma “infestação de baianos e goianos” poderia trazer “fome” para a cidade com menos de 27 mil habitantes. As declarações foram dadas em 31 de março, durante um festival gastronômico. Procurado pelo G1, o prefeito relatou inicialmente que “não disse isso”, mas em seguida ponderou que não lembrava das afirmações. “O que mais me deixa chateado é que eu não lembro o que eu falei. Se eu disse uma bobagem dessas, não me lembro de ter dito isso em forma de preconceito”, disse Silva. Para o prefeito, ele foi mal-interpretado quando disse que não pretendia fazer propaganda da qualidade de vida da cidade para não atrair uma população maior que ela teria condições de suportar. “Disse para eles terem cuidado de não instigar as pessoas de fora para morar aqui”, detalhou. Segundo a prefeitura, Fernando Xavier da Silva é o único prefeito que foi reeleito na história de Carlos Barbosa. Ele também é considerado o político que mais vezes governou o município, com quatro mandatos. (1993/1996, 2001/2004, 2009/2012, 2013/2016).

FILADÉLFIA: “Apoio ao deputado Vando será por gratidão”, afirma Josa Correia

em - Regional | Deixar Comentário  

Tudo indica que o prefeito do município de Filadélfia, Barbosa Jr (PDT), não pretende abrir mão do apoio do vereador Josa Correia, que já declarou apoio ao deputado Vando, deixando de apoiar o deputado Roberto Carlos candidato do prefeito.  Informações que Barbosa estaria tentando agendar audiência com o deputado Vando com objetivo de convencê-lo a abrir mão do apoio de Josa Correia, em troca, outro município seria dado ao deputado de Monte Santo.

Tentamos falar com o prefeito, mas não conseguimos. Já em contato com o vereador Josa Correia ele foi bem claro, “você acha que Vando vai abrir mão do meu apoio e do apoio de outros vereadores? Esse apoio meu é de gratidão, quando eu mais precisei quem me estendeu a mão foi ele. É por esse motivo que eu o apoio”, declarou Josa.

Alem de não apoiar o deputado estadual do prefeito, Josa Correia também não irá apoiar o candidato a deputado federal de Barbosa. Segundo ele, o apoio será dado a Elmar Nascimento em virtude de um acordo que foi feito. “Eu apoio as ações do prefeito no município, agora em relação a deputado não, irei apoiar Vando (estadual) e o federal será Elmar Nascimento, acordo já feito com outros vereadores, explicou Josa Correia.

Dilma garante rigor na apuração que envolve a Petrobras

em - Regional | Deixar Comentário  

A presidente Dilma Rousseff saiu nesta segunda-feira, 14,em defesa da Petrobras, garantiu a apuração “com o máximo de rigor” de denúncias envolvendo a empresa e disse que a estatal, ao longo da história, resistiu bravamente às “tentativas de desvirtuá-la, reduzi-la e privatizá-la”. “A Petrobras jamais vai se confundir com qualquer malfeito, com corrupção ou qualquer ação indevida de quaisquer pessoas, das mais graduadas às menos graduadas”, afirmou Dilma, durante cerimônia de viagem inaugural do navio petroleiro Dragão do Mar e batismo do navio Henrique Dias, no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE). O evento de hoje foi o primeiro em que Dilma apareceu em público ao lado da presidente da Petrobras, Graça Foster, desde o início da onda de denúncias envolvendo a estatal, e também o discurso mais enfático da presidente sobre a questão.

Após matar prostituta, vaqueiro é preso em Itapetinga

em - Regional | Deixar Comentário  

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (14) depois de matar uma garota de programa em uma zona rural do município de Itapetinga, a 580 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, João Santos Rocha, 45 anos, foi preso horas depois de cometer o crime e trabalhava  como vaqueiro na região. No domingo (13), João teria pagado por um programa com Elineide Santana Souza, 29, à beira de um rio. Durante o ato sexual, a moça teria furtado R$ 1,5 mil e dois celulares do vaqueiro. Assim que descobriu o furto, o homem pegou uma  espingarda e atingiu a garota de programa. Ela chegou a ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),  mas não resistiu ao ferimento e morreu  no local. Após o ocorrido, João foi para a sua residência. Nesta segunda, ao sair da casa em direção ao seu veículo, um Fiat Uno, ele foi preso por policiais locais.  O vaqueiro confessou o crime e está custodiado no Complexo Policial de Itapetinga, à disposição da Justiça.  A delegacia de Itapetinga investiga o caso. (Correio)

JAGUARARI: Embasa não libera saída de água e moradores da zona rural ficam sem água nas torneiras, denuncia vereador.

em - Regional | Deixar Comentário  

Vereador Paulo Morgado (PV)

O vereador Paulo Morgado (PV) tem cobrado insistentemente da Embasa água para as localidades da zona rural do município de Jaguarari. Na sessão da última sexta feira (11) ele voltou a criticar a Embasa. Segundo o parlamentar, algumas localidades estão apenas aguardando a liberação da instalação de uma adutora para que as pessoas da zona rural possam ter em suas casas água de qualidade, “O trabalho da Embasa seria apenas a liberação da saída da água que iria beneficiar as localidades de Arapuá Novo, Monte Alegre, Santa Maria e Favela de Santa Rosa. Essas localidades ficam a menos de quinhentos metros de Santa Rosa onde a tubulação passa por dentro da localidade, e a Embasa prefere deixar os moradores sem água de qualidade”, desabafou o vereador.

Ainda em relação à falta de atenção da empresa baiana para com o município de Jaguarari, o vereador chamou a atenção dos demais vereadores de Pilar, informando que todos os canos da localidade estão obstruídos e a embasa não toma nenhuma providência, “precisamos marcar uma reunião ou audiência com representantes da Embasa, já mandei um ofício marcando uma reunião com as comunidades e nem resposta deu”, disse Paulo

Quanto aos investimentos que a Embasa fez e está fazendo no município, Paulo Morgado disse estar consciente. “Em uma nota que foi enviada para o site do Ivan Silva, a Embasa cita alguns investimentos que estão sendo feitos em Jaguarari. Ótimo, tudo bem! Mas, eu quero dizer que pelo povo da zona rural é necessário que se faça muito mais”, criticou o vereador.

BONFIM: Técnicos da SUVISA fizeram vistoria no HDAM a pedido do MP.

em - Regional | Deixar Comentário  

Técnicos da SUVISA (Superintendência de Vigilância e Proteção a Saúde) concluíram na última quinta feira (08) vistoria nas dependências do Hospital Dom Antônio Monteiro de Senhor do Bonfim. Os técnicos estiveram em Senhor do Bonfim a pedido do Ministério Publico. Durante os três dias no município, eles tiveram apoio de representantes da DIRES 28, fizeram levantamento da estrutura do hospital e a carência de especialistas.

Relatório final será encaminhado ao Ministério Público com sede em Senhor do Bonfim.

Prefeitura de Itiúba vai contratar através do REDA, 201 servidores.

em - Regional | Deixar Comentário  

A prefeitura de Itiúba encerrou no último dia 11/04, sexta feira, as inscrições para a Seleção Pública de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). As inscrições foram abertas no dia 04 de Abril, as provas estão marcadas para o dia 21/04, e tem vaga para Assistente Social, Psicólogo, Orientador Social, Agente de Saúde, Assistente Social, Oficineiro de Arte e Oficineiro de Esportes. No total, serão duzentas e uma vagas. As provas serão realizadas no Ginásio Municipal Antônio Simões Valadares.

Algumas pessoas estão reclamando que a prefeitura não fez a divulgação como deveriam, elas gostariam de participar do processo e ficaram de fora porque não tomaram conhecimento.