JAGUARARI: Com recursos do município prefeito contratar empresa de pesquisa para avaliar saúde e educação

em - Regional | Deixar Comentário  

O prefeito do Município de Jaguarari, Antônio do Nascimento, contratou empresa de Senhor do Bonfim, para realizar pesquisa na sede e interior do município. A pesquisa aconteceu entre os dias 06 e 30 de março, além de avaliar outros pontos, também serviu para avaliar os serviços das secretarias de Saúde e Educação.  Conforme contrato 506/2014 a pesquisa custou aos cofres públicos o valor de 4.702,00.  Informações que os dados da pesquisa só quem tem é o prefeito Antônio do Nascimento.  Como a pesquisa foi paga com recursos públicos, o prefeito tem obrigação moral de apresentar os números da pesquisa para a população de Jaguarari.  Esperamos que a câmara de vereadores tenha interesse também de ver os números.

População carente de Bonfim terá serviços fúnebres pago pela prefeitura

em - Regional | Deixar Comentário  

O prefeito de Senhor do Bonfim, Edvaldo Martins Correia, no ultimo dia 10 de Abril, assinou o procedimento de contratação direta por dispensa de licitação, contratando os serviços da Funerário Anjo da Guarda, para fornecimento de matérias e serviços fúnebres, como aquisição de caixões, velas, vestuário, ornamentação e translado para atender a população carente do município de Senhor do Bonfim.   Pelos serviços prestados ao município a prefeitura pagara a empresa valor global de 148.050,00.

Greve da PM chega ao fim e Capitão Tadeu culpa Wagner pela morte de três policiais

em - Regional | Deixar Comentário  

_MG_0108

As mortes de três policiais militares, durante o período da greve da categoria, foram colocadas pelo deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) no colo do governador Jaques Wagner. O socialista disse que o gestor estadual foi o único culpado pelas vidas ceifadas nos dias em que os PMs cruzaram os braços para cobrar os seus direitos.

“A culpa é única e exclusivamente do governador Jaques Wagner porque ele quem fez com que a greve acontecesse. Se ele tivesse dialogado antes, se ele tivesse blefado, se ele não tivesse apresentado um documento diferente do que foi discutido, essa greve e essas mortes não teriam acontecido”, declarou Capitão Tadeu .

Sobre o fim do movimento grevista, Capitão Tadeu disse que foram respeitadas a democracia e a vontade da maioria.

“A maior parte dos PMs decidiu pelo fim da greve e tem que se respeitar. Na mesa de negociação, quando nos pedimos para assinar o acordo , eu disse que não. Liderança não pode assinar o acordo sem o aval da maioria. Essa minha exigência fez com que viesse a plenário para que a maioria decidisse e tem que ser acatado”, garantiu Capitão Tadeu.

Mortes

O primeiro caso registrado foi do sargento Beto Medeiros da Polícia Militar que morreu após ser baleado na Rua Artur Gonzales, bairro de Pau da Lima. O policial tentou evitar um arrombamento e foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Um  outro caso de policial assassinado aconteceu no bairro de Alto do Cabrito, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Um soldado morreu e outros dois foram baleados. Segundo informações enviadas ao Bocão News, eles estavam em duas motos chegando em casa quando foram surpreendidos por marginais fortemente armados. O policial Santiago, lotado na 18ª CIPM, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital do Subúrbio. Os outros dois policiais continuam internados no hospital. (Bocão News)

Prefeita garante que Antônio Gonçalves não deve nada a ninguém

em - Regional | Deixar Comentário  

A prefeita do município de Antônio Gonçalves, Irene Vieira, declarou durante entrevista concedida ao Radialista Augusto Gomes, na Radio Rainha FM de Senhor do Bonfim que seu município não deve nada a ninguém, mesmo enfrentando dificuldades, ela tem conseguido controlar as despesas do município mantendo em dias os pagamentos dos funcionários, contratados e fornecedores.

Ao falar sobre as dificuldades a prefeita declarou que já foi vice-prefeita, mas nunca imaginava chegar ao posto de prefeita de Antônio Gonçalves, ela ainda declarou que não é fácil ser prefeita, “nunca pensei em chegar a esse cargo, mas não tenho vergonha de dizer que é angustiante ser prefeita, por quer nos temos que realizar sonhos, e as condições que o município nos oferece são pequenos, mas por outro lado me sito feliz em ter colocado Antônio Gonçalves como referencia na gestão publica”, declarou a prefeita.

A prefeita ainda declarou que hoje o município tem mais de seiscentos funcionários concursados, além disso, ela recebeu o município com a missão de empossar mais cento e quatro concursados que foram aprovados no concurso publico de 2010 e o ex-prefeito não convocou.

CETESB Busca melhorias e proporciona capacitação a seus alunos no término dos seus cursos.

em - Regional | Deixar Comentário  

Aconteceu com sucesso  nos dias 08 e 09 de abril no curso técnico CETESB, Senhor do Bonfim-BA, o primeiro curso de Marketing Pessoal, ministrado pelo jovem Pedro Castor.

O curso foi o maior sucesso em sua primeira edição com 2h / dia propiciou aos alunos do curso de segurança do trabalho técnicas de Marketing Pessoal, entre elas: como se porta a pessoa em uma entrevista de emprego, como elaborar um bom currículo e se vestir, telemarketing, dentre outras.

De acordo com Pedro Castor, o convite partiu dos sócios proprietários do curso CETESB, Laércio Caldas e Ana Cláudia Nunes, que sempre se preocuparam com a qualidade de ensino da instituição.

Compartilhando a visão dos donos do CETESB, Pedro Castor aceitou o desafio de disseminar entre os alunos importantes conhecimentos que irão auxiliá-los em suas formações.

 

Ascom CETESB

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça e nas costas em Riachão do Jacuípe

em - Regional | Deixar Comentário  

1

O corpo de um homem aparentando ter entre 18 e 23 anos foi localizado na manhã desta terça-feira (15), em uma estrada vicinal do povoado perto da BA-120, em Riachão do Jacuípe, distante 55 quilômetros de Serrinha. De acordo com a Polícia Civil (PC), a vítima foi encontrada sem vida por moradores da área que ouviram barulho de disparos de arma de fogo por volta das 4h. O homem estava apenas de bermuda e com uma toca do tipo brucutu na cabeça. De acordo com o Boletim de Ocorrência, ele foi morto com seis tiros, sendo que três atingiram a cabeça e os demais as costas. A polícia suspeita que o caso esteja relacionado ao tráfico de drogas. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O caso será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, em Riachão do Jacuípe. As informações e foto são do blog Hora da Verdade.

Vox Populi aponta Dilma com 40% sem crescimento dos adversários

em - Regional | Deixar Comentário  

]Nova pesquisa Vox Populi / CartaCapital divulgada nesta quinta-feira (16) não revela mudanças significativas desde o último cenário apontado no dia 4 de abril em levantamento do Datafolha. A presidente Dilma Rousseff ainda seria reeleita no primeiro turno, com a aprovação de 40% dos eleitores. Todos os adversários juntos somam 26% das intenções de voto. Aécio Neves segue em segunda posição, com 16%. Eduardo Campos (PSB), que já anunciou a ex-senadora Marina Silva como a pré-candidata a vice em sua chapa, soma 8%. O pré-candidato do PSC, Pastor Everaldo Pereira, tem apenas 2%. Os postulantes Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Foram computados 15% de votos brancos ou nulos. O número de eleitores que não sabem em quem votar ou que não responderam a pesquisa é de 18%. O instituto ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. Informações do Bahia Notícias.

Santaluz: Prefeitura distribui peixe na Semana Santa; população recebe alimento em casa

em - Regional | Deixar Comentário  

A Prefeitura Municipal de Santaluz distribuiu, na manhã desta quinta-feira (17), peixe para moradores de diversas localidades da comunidade luzense. A ação social foi realizada por uma equipe coordenada pela Secretária de Assistência Social, Poliana Lima. “Assim como em 2013, a distribuição  foi feita diretamente nas residências daqueles que mais precisam. A medida foi tomada a fim de evitar grandes filas e garantir a distribuição com total organização e tranquilidade. Graças ao empenho do prefeito Zenonzinho, as famílias luzense que não têm a possibilidade de comprar o peixe terão o alimento na mesa e uma Semana Santa tranquila”, comemorou Poliana. (Redação Notícias de Santaluz)

Governo publica portaria com direitos para presos gays e travestis

em - Regional | Deixar Comentário  

A Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, publicou nesta quinta-feira (17) uma portaria com normas para o recebimento de presos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros em presídios do país. Entre as normas está a de que aos presos gays e travestis em presídios masculinos deverão ser oferecidos espaços de convivência específicos. A portaria também prevê que o preso LGBT tem o direito, se preferir, de ser chamado pelo nome social. Além disso, o nome social deve constar no registro de admissão no estabelecimento. Segundo o texto, que passa a vigorar a partir desta quinta, data de publicação, as pessoas transexuais masculinas e femininas deverão ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas. Aos presos LGBT será dado o direito de escolher roupas masculinas ou femininas e também de manter o cabelo comprido. As visitas íntimas estão garantidas, como para os outros presos. O texto ainda garante que o cônjuge do preso LGBT, inclusive do mesmo sexo, receba o benefício do auxílio-reclusão. A portaria não estabelece sanções para o presídio que não cumprir as normas.(O Globo)

Papa aumenta confiança na Igreja, mas número de fiéis cai

em - Regional | Deixar Comentário  

A chegada do papa Francisco aumentou a confiança da América Latina na Igreja católica, mas o número de fiéis caiu 13% entre 1995 e 2014, segundo um estudo do instituto ‘Latinobarómetro’. Nos últimos 18 anos, o número de pessoas que se declaram católicas diminuiu de 80% para 67% na América Latina. Na América do Sul, a queda foi de 10% e na América Central 17%. A confiança na Igreja é superior a 60% em todos os países da região, com exceção do Uruguai (48%) e Chile (44%). Segundo a pesquisa, os latino-americanos confiam mais na família e, em segundo lugar, na Igreja Católica. “Os católicos recuperam a confiança na Igreja, apesar dos escândalos, provavelmente como consequência da chegada e liderança do papa Francisco”, afirma o instituto privado Latinobarómetro, que tem sede em Santiago. Mas a pesquisa destaca que entre 2011 e 2013 “não há um efeito ‘papa Francisco’ em toda a sociedade, e sim apenas na confiança na Igreja Católica”. A América Latina é a única região do mundo que tem uma religião – o catolicismo – muito mais dominante que outras.

Argentina e Brasil farão Superclássico das Américas na China

em - Regional | Deixar Comentário  

O superclássico das Américas, duelo que envolvia partidas de ida e volta entre a Seleção Brasileira e a seleção argentina, será realizado neste ano no Estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, na China. O confronto acontecerá no dia 11 de outubro, às 9h05 (horário de Brasília). O anúncio da partida foi feito nesta quinta-feira pela Federação Argentina de Futebol (AFA). O duelo ocorrerá após um ano sem a edição do torneio. Além da novidade de o troféu ser decidido apenas em uma partida,  os treinadores poderão convocar qualquer jogador, sem a necessidade de chamar apenas atletas que atuam em clubes argentinos e brasileiros, como ocorreu em 2011 e 2012. O motivo disto é porque o confronto acontecerá em uma data Fifa. Desde que o Superclássico das Américas (antiga Copa Roca) foi recriado, a Seleção Brasileira leva vantagem sobre os argentinos. A equipe verde e amarela venceu os torneios de 2011 e 2012, esta segunda edição nos pênaltis, em partida que ficou marcada por causar a demissão do técnico Mano Menezes, que foi desligado da Seleção mesmo com o título.  (Terra)

Acaba a greve da Polícia Militar da Bahia

em - Regional | Deixar Comentário  

Finalmente a greve da Polícia Militar da Bahia, decretada na última terça-feira (15), chegou ao fim nesta quarta-feira (17). Após reunião entre representantes do governo do Estado e entidades de classe da PM no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, no Centro da capital baiana, entre o Comandante Geral Cel Castro, vereador Prisco – um dos líderes do movimento e o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Depois eles seguiram para o Wet’n Wild, onde os policiais estavam aquartelados, leram as deliberações, e a categoria decidiu o fim da greve. Durante o anúncio, Prisco chegou se emocionar, e anunciou que as associações vão fazer um churrasco para todos os policiai. No final, emocionado, ele declarou que a greve acabou. (Bocão News)

Em nota Paulo Machado diz que está tranquilo

em - Regional | Deixar Comentário  

Surpreso com a decisão do Juiz da 45ª. Eleitoral de Senhor do Bonfim, que o declarou inelegível por oito nãos, bem como ao ex-secretário de Saude Marcos da Silva, e à Secretária de Assistência Social Camila Machado, aplicando-lhe multas pecuniárias, o ex-prefeito Paulo Machado assim se pronunciou:

 “Estou tranqüilo de que não houve abuso de poder nem autoritarismo eleitoral. Nunca obriguei nenhum funcionário a fazer campanha para mim, não é meu estilo. Ocorre que funcionários demitidos pelo fato de que eu precisava diminuir o índice de pessoal, e porque atentavam contra a minha honra e direito e governar em paz, funcionários que foram beneficiados com cargos de confiança ao longo de quatro anos, deram depoimentos mentirosos que me prejudicaram perante o Juiz Eleitoral. Desafio algum deles a provar que os ameacei de alguma forma. Já estou entrando com recurso e não tenho dúvida de que tanto eu como os dois secretários punidos seremos inocentados. Uma das peças que instruirá o meu recurso será uma decisão do Supremo Tribunal Federal, do Ministro Gilmar Mendes, que defende não se aplicar a inelegibilidade a candidatos que tenham tido quantidade de votos  que não influenciaram nos resultados eleitorais. Fui apenas o terceiro colocado, esta decisão me contempla”, conclui o ex-prefeito Paulo Machado.

 

Ex prefeito e ex Secretário de Saúde estão inelegíveis por oito anos

em - Regional | Deixar Comentário  

paulomachado(7)

O ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado, e o ex-secretário de saúde, Antônio Marcos Lima dos Santos, que foram denunciados pelo Ministério Público Eleitoral, na Coligação Construímos Juntos, estão inelegíveis pelo prazo de oito anos.

Na denúncia, eles praticaram conduta vedada aos agentes públicos em campanha eleitoral, consistente na recisão de contrato de servidores públicos, com intuito de favorecer Paulo machado e Paulo Braga, candidatos a prefeito e vice.

Observou também o MPE, que as admissões perpetradas pela CECOSAP, foram, em sua maioria, de pessoas(conforme declaração das mesmas) que já eram diretamente contratadas pela prefeitura, havendo apenas uma mera transferência formal do contratante, uma manobra ilegal, tratando-se de burla ao concurso público.

Na denúncia se percebe que a CECOSAP funcionou apenas como instrumento de representação municipal, usada para escamotear o vínculo real dos contratados com o município.

Além da inelegibilidade por oito anos, Paulo Machado e Antônio Marcos, terão que pagar multa de 25 mil reais cada.

Paulo Braga e a Coligação foram absolvidos.

Advogado Pedro Cordeiro acusa delegado e policias de terem lhe agredido

em - Regional | Deixar Comentário  

pedro

Denunciado por uma coligação política que teve como advogado Pedro Cordeiro,  o delegado  Claudio Lima Gomes, que atua em Itiúba e Ponto Novo, acompanhado de mais dois agentes, teria na tarde da ultima terça feira, teria agredido fisicamente o advogado bonfinense.

O blogdowalterley ainda relata que de acordo com testemunhas, o advogado Pedro Cordeiro, teria sido algemado e colocado no fundo de uma viatura após ter sido duramente espancado e ameaçado de morte.

Os agentes que estão sendo acusados desmentem a versão, segundo eles, o advogado desenvolvia alta velocidade em local não permitido, o delegado e os agentes interceptaram o veiculo, e logo em seguida Pedro Cordeiro teria saído do carro gritando dizendo que iriam lhe matar.

O delegado Claudio preferiu não se pronunciar sobre o caso.

Nota de Esclarecimento

em - Regional | Deixar Comentário  

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Senhor do Bonfim, vem a público se solidarizar com o Advogado Pedro Cordeiro de Almeida Neto, OAB-BA nº 21.394, quando em pleno exercício da sua profissão, no dia 15 p.p, foi lamentavelmente SEQUESTRADO, ALGEMADO E VIOLENTAMENTE ESPANCADO, quando estava em seu automóvel transitando na estrada entre as cidades de Itiúba eFiladélfia.

O ofendido informa que os autores do atentado foram:

O Delegado de Itiúba, o Dr. Cláudio Lima,

O Agente Paulo Adriano e o

Informante Valnei de tal.

A OAB, Subseção de Senhor do Bonfim, imediatamente, comunicou o ocorrido a OAB Seccional do Estado da Bahia para as providencias cabíveis que a o caso requer.

As razões do inusitado procedimento por parte dos agentes da Lei e seu informante deverão ser apuradas pelas autoridades constituídas, através do competente Inquérito Policial já instaurado, para que fatos desta natureza jamais se repitam e os culpados sejam exemplarmente punidos.

Senhor do Bonfim, 16 de Abril de 2013.

 

Cícero Alberto de Moura Lima Filho

Presidente

 

Prazo para fazer inscrição eleitoral termina em 7 de maio

em - Regional | Deixar Comentário  

Faltam apenas 23 dias para fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor ou ainda solicitar a transferência para votar em uma seção eleitoral especial nas Eleições Gerais de 2014. O cidadão tem até o dia 7 de maio para realizar qualquer um desses serviços junto à Justiça Eleitoral e, dessa forma, estar apto a votar no pleito deste ano.

O eleitor deve procurar um cartório eleitoral mais próximo de sua residência, ou acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer o pré-atendimento e agilizar a retirada ou a transferência do título. Ao acessar o serviço, também chamado de Título Net, basta preencher os campos de identificação até o final e apresentar o protocolo gerado on-line em uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, com a documentação exigida.

Já para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. Finalmente, para fazer o pedido de transferência do domicílio eleitoral nos casos em que eleitor muda de Município, estado ou país, é preciso apresentar o documento de identificação com foto, o título de eleitor e um comprovante de residência. O requerente também deverá ter cumprido obrigações legais, ter obtido o primeiro título ou feito a última transferência há pelo menos um ano e residir no novo domicílio há, no mínimo, três meses.
Prazo
Todas as solicitações via internet deverão ser feitas, impreterivelmente, até o dia 2 de maio, ou seja, cinco dias antes do prazo final estipulado pelo Calendário Eleitoral. Após essa data, o pré-atendimento não estará mais disponível e o cidadão deverá comparecer em um cartório eleitoral até o dia 7 de maio para solicitar o serviço desejado.
Da Agência CNM, com informação do TSE

Resposta da Embasa a vereador de Jaguarari

em - Regional | Deixar Comentário  

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) esclarece ao vereador Paulo Morgado (PV) e a população de Jaguarari, que, por causa da seca ocorrida nos anos de 2011, 2012 e 2013, o processo de Universalização da Água, através do programa Água para Todos, não avançou conforme o esperado na região neste mesmo período. Isso porque os seus principais mananciais sofreram redução drástica no volume, e os investimentos realizados pela empresa e Governo do Estado foram priorizados para obras emergenciais de combate à seca nas localidades já atendidas. Na sede de Jaguarari, por exemplo, dois empreendimentos, um em 2012 e outro em 2013, levaram água para mais de 13 mil moradores, totalizando um investimento de mais de R$ 60 Milhões.

No final de 2013, após a recuperação do volume de água nos principais mananciais, a Embasa retomou o processo de universalização da água na região, desafio a ser alcançado nas áreas de concessão da empresa até 2030. Em Jaguarari, as localidades de Catuni, Olhos d’Água, Cajueiro e Aroeira, serão beneficiadas com a obra de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Senhor do Bonfim, Jaguarari, Andorinha e Itiúba, já em andamento, e que irá levar água tratada e de qualidade para diversas outras comunidades rurais destes municípios.

Em relação às comunidades de Arapuá Novo, Monte Alegre, Santa Maria e Favela de Santa Rosa, citadas pelo vereador, a Embasa informa que ainda não há viabilidade técnica para abastecer as mesmas, mas que, em um futuro próximo, poderão ser beneficiadas com novos projetos. Apesar de estarem próximas à comunidade de Santa Rosa, que é abastecida pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Pilar, não é possível realizar a extensão de rede até as referidas comunidades, já que a água disponibilizada pela Mineração Caraíba prevista no contrato é de apenas 70 litros por segundo, e é distribuída para Pilar, Santa Rosa e Sussuarana, em Jaguarari, além dos municípios de Andorinha e Uauá. Por isso, levar água para estas novas comunidades, a partir deste sistema, poderia comprometer o fornecimento do recurso hídrico para as localidades já atendidas.

Em resposta a outro questionamento do vereador, a Embasa informa que, no distrito de Pilar, será iniciada ainda este mês a substituição de redes de distribuição de água obstruídas na localidade. Além disso, uma intervenção de melhoria na Estação de Tratamento de Água do distrito já está em andamento. Com a conclusão destas duas obras, a Empresa de Águas e Saneamento vai poder ofertar uma quantidade maior do recurso hídrico aos moradores locais.

Atenciosamente

Adriano Aleixo

Assessoria de Comunicação

74 – 3541 8400