Regional

MP vai apurar possível omissão  no aumento dos casos de Hanseníase em Bonfim. 

MP vai apurar possível omissão no aumento dos casos de Hanseníase em Bonfim. 

Foto: Ilustrativa

Possível crescimento de casos de Hanseníase ou lepra, no município de Senhor do Bonfim, obrigou o Ministério Público adotar providências para investigar as causas da alta endemicidade que tem afetado pessoas. Diante da suspeita, o MP abriu os devidos procedimentos, e já solicitou informações das pessoas lotadas na Secretaria de Saúde do município responsável pelo setor. 

Embora a hanseníase não seja muito contagiosa e raramente provoque a morte, podendo ser tratada de forma eficaz com antibióticos, e continua associada com estigma social considerável, a responsável pelo setor, Lizze Jambeiro, ficou surpresa com a notícia, afirmou que até agora não foi notificada, e que estaria aguardando a notificação por parte do MP, para prestar as devidas informações que serão solicitadas,  “Pra mim é novidade, até porque os casos identificados nós estamos acompanhando. O distrito de Quicé é onde temos mais casos, e mesmo assim não constatamos aumento de casos” resumiu 

Segundo levantamento feito pelo site ivansilvanoticia no site da Sesab, no ano de 2015, foram notificados 227 casos novos de hanseníase em menores de 15 anos no estado da Bahia.  Na região de Senhor do Bonfim, foram registrados 3 casos, 2 em Itíuba e 1 em Jaguarari. 

No ano de 2016, foram notificados 2.060 casos novos de hanseníase no Estado. Entre os menores de 15 anos,  a Bahia notificou 116 casos novos. No percentual de Exame de Contatos dos Casos Novos de Hanseníase por Base Regional de Saúde, Bahia – 2016, a região de Senhor do Bonfim chegou a 80%.

O site ivansilvanoticia tentou contato com a SESAB com objetivo de obter os números de casos da doença nos anos de 2017, e parte de 2018, mas não conseguimos falar com ninguém através do número que foi repassado para nossa reportagem.  

O MP agora quer saber se houve eventual omissão dos Poderes Públicos no controle da doença. 

 

Da redação do site ivansilvanoticia com informações do Radialista, Ivan Silva.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios