Regional

Ações da Câmara de Vereadores de Andorinha

Ações da Câmara de Vereadores de Andorinha

Foto: Ilustrativa

A Câmara Municipal de Andorinha realizou sessão legislativa após o fim do recesso parlamentar. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente da casa, Marinaldo Oliveira, Neguinho do Gregório (Primeiro Secretario) e Ancelmo Enfermeiro (Segundo Secretario). Leia trecho dos pronunciamentos dos vereadores que fizeram uso da tribuna. 

Depois de ouvir mensagem do prefeito que falava em harmonia entre poderes, Vagner Lavor faz críticas ao Prefeito Renato Brandão.

Ouvindo atentamente a mensagem do prefeito enviada a Câmara na abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre, o vereador Vagner Lavor, fez críticas ao gestor quando a mensagem destacava a frase “Harmonia entre executivo e legislativo”. Segundo Vagner Lavor, a palavra Harmonia deveria ser substituída por demagogia e hipocrisia, porque harmonia não combinava com o gestor, “Um prefeito que tem um ano que não atende uma indicação do vereador, um prefeito que coloca o pé em cima de recurso conquistado pela oposição para o município, vem pra cá com essa mensagem falando de harmonia entre os poderes? Quando na verdade ele causa é desarmonia. Pura demagogia desse prefeito” criticou.

O vereador lamentou os gastos com a festa de São Pedro, aonde ele fez um balanço, e até agora pôde constatar que o município gastou com empresas de fora mais de R$ 600.000,00( seiscentos mil reais), enquanto que para o município ficaram pouco menos de R$100.000,00 (cem mil reais), “O dinheiro é nosso, é do povo de Andorinha” afirmou o vereador.
Vagner Lavor cobrou do prefeito, Renato Brandão, que  ele sancione a lei votada pela Câmara, que visa aplicar um percentual dos gastos com o São Pedro, para contratação dos artistas da terra.
São Pedro de Andorinha a cada ano que passa fica melhor, disse Lurdinha.

O prefeito que deixar de realizar o São Pedro de Andorinha corre o risco de apanhar da população, foi o que disse a vereadora Lurdinha. Segundo ela, a cada ano a festa está melhor “A festa é cara mesmo, não adianta reclamar. Porque se deixar de fazer o povo fala e o prefeito ainda corre o risco de apanhar. No passado já teve festa mais cara, com atrações caras e ninguém nunca falou nada, até porque se não contratar atração boa o povo não vem, e cada ano que passa o São Pedro de Andorinha está ficando melhor” disse a vereadora.

Se o município não tomar providências irei levar ao conhecimento do MP, ameaça Ednaldo.

Ônibus que pertence a frota da prefeitura de Andorinha, segundo o vereador Irmão Ednaldo, estaria sendo entregue a terceiro para aprender a dirigir “Tem motorista que depois que deixa as crianças em suas localidades, depois pega o ônibus que pertence a frota da prefeitura para ensinar outras pessoas a dirigir ônibus, e eu tenho como provar, espero que a secretária e o chefe de transportes tomem as providências, porque se não irei encaminhar a denúncia ao MP”ameaçou.

Ainda na tribuna, mais uma vez o vereador chamou a atenção do chefe de transportes do prefeito, desta vez, o vereador reclamou que hoje na prefeitura qualquer pessoa pega os carros do município “É preciso ter zelo, e hoje qualquer pessoa contratada que não é motorista pega os carros e saem por aí fazendo o que bem quer, e se acontecer alguma coisa, quem vai se responsabilizar?” Questionou.
O vereador também falou sobre a ambulância da Samu que durante um mês teria quebrado três vezes, segundo ele, isso não pode acontecer “O mesmo defeito, faz o motor da ambulância, e quando começa a rodar apresenta o mesmo defeito? Alguma coisa está errada” afirmou Irmão Ednaldo.
Líder do prefeito prometeu levar reclamação ao gestor e garantiu cobrar providências.

Ao ouvir a reclamação que tem funcionário pegando o carro do município e entregando para pessoa não habilitada, o líder do prefeito, Neguinho do Gregório, prometeu levar a reclamação ao conhecimento do prefeito, Renato Brandão, para que o mesmo mande apurar e adotar as devidas providências, porque segundo Gregório, assim como sempre afirma o vereador, Irmão Ednaldo, o prefeito não gosta de coisas erradas.

Ainda com relação aos gastos com a festa de São Pedro, ele parabenizou a organização da festa, e parabenizou o prefeito que mesmo realizando uma grande festa, está conseguindo equilibrar as finanças do município, “Se fosse no tempo de Agileu a festa acontecia com grandes atrações, mas depois de oito dias não tinha nem gasolina para as ambulâncias” observou.
O líder do prefeito também parabenizou a luta do presidente da Câmara, destacando a luta do vereador quando foi para resolver o problema da segurança do município.
Vereador destaca trabalho do Secretário de Saúde.

Mesmo com as dificuldades financeiras pela qual vem passando o município de Andorinha, o vereador Nilton Matos, destacou o trabalho que o Secretário Pablo Campos tem feito no município, segundo ele, mesmo com pouco dinheiro, o Secretário não mede esforços para oferecer uma saúde de qualidade ao povo de Andorinha.

O vereador também agradeceu o governo municipal, em nome da equipe da Secretaria de Agricultura, por ter atendido algumas indicações de sua autoria, aonde algumas estradas da zona rural foram patroladas.
Diante do ocorrido na família da ex-prefeita de Andorinha,  Dourineide Conceição, o vereador lamentou a morte do pai e do tio da ex-prefeita, deixando seus sentimentos “O pai dela faleceu em um dia e o tio dois dias depois, então eu não posso deixar de dá meus sentimentos a essa pessoa tão maravilhosa que é a professora Dourineide” disse Nilton.
Agnaldo Pinheiro parabeniza a Polícia Militar e pede ao presidente da casa que continue trabalhando com  transparência.

Mesmo com o efetivo reduzido, o vereador Agnaldo Pinheiro usou a tribuna para parabenizar o trabalho que a Polícia Militar tem feito no município, lembrando que a polícia só é lembrada quando os fatos negativos ocorrem no município, e por esse motivo parabéns o trabalho que o subtenente Daniel tem feito na cidade, aonde reduziu o índice de ocorrências.

O vereador parabenizou o presidente da casa, Marinaldo de Oliveira pela reeleição, pediu que ele continue com o mesmo trabalho, transparente como foi no primeiro mandato.
Diante da reclamação do vereador, Ednaldo Macedo, que afirmou ter pessoas não habilitadas conduzindo veículos do município, o vereador Agnaldo Pinheiro pediu ao líder do prefeito que leve a reclamação até o gestor.
Ancelmo Enfermeiro afirma que as críticas são para ajudar a construir, não destruir.

Sem afirmar se o carro pertence a prefeitura, ou se é locado ao município, o vereador Ancelmo Enfermeiro reclamou que tem pessoas entregando o carro para pessoas aprenderem a dirigir, e ele cobrou providências ao Secretário de Administração do município.

Ainda na tribuna, ele lamentou o serviço sem qualidade que foi feito em uma das ambulâncias da Samu, aonde em apenas um mês, a ambulância apresentou o mesmo defeito três vezes.
Ainda falando de transporte, o vereador Ancelmo Enfermeiro solicitou da Secretaria de Educação, que possa disponibilizar mais trasporte para os estudantes, porque segundo ele, está havendo superlotação, e caso não seja resolvido irá levar ao conhecimento do Ministério Público.
Afirmando que as críticas tem como objetivo ajudar a construir uma gestão melhor para a população, o vereador cobrou do Secretário de Infra Estrutura,  rede de esgoto da localidade de Medrado.
Ele ainda sugeriu que os funcionários da saúde tenham autonomia para autorizar alguns exames, que não seja necessário as pessoas ficarem atrás do Secretário de Saúde.
Presidente agradece apoio dos colegas e afirma que vai trabalhar para oferecer o melhor para o povo.

Aproveitando as palavras do vereador, Agnaldo Pinheiro, que iniciou sua fala parabenizando o presidente da casa, Marinaldo Oliveira, pela reeleição, o vereador Marinaldo aproveitou para agradecer, e disse que vai continuar trabalhando para oferecer o melhor para os vereadores e a população de Andorinha “Quero agradecer ao nobre vereador pelas palavras, e também os demais colegas que acharam que a gente deveria continuar a frente dos trabalhos desta casa, e também respeito a decisão dos demais que tiveram pensamento contrário. Quero reafirmar que iremos trabalhar para fazer o melhor, vou logo comunicando que iremos abrir mais as contas da Câmara, vamos fazer as coisas com mais transparência, e quero apoio de vocês, quero sugestões. Aviso também que já estamos providenciando uma internet melhor, com mais velocidade, e nós iremos fazer nossas sessões ao vivo, para que o nosso povo possa também acompanhar o nosso trabalho. Afirmo mais uma vez que estamos a disposição de todos e também aberto ao diálogo” disse o vereador.

Demostrando preocupação com a observação feita pelo vereador Irmão Ednaldo, que afirmou que terceiros estaria aprendendo a dirigir em veículos do município, o presidente solicitou que o líder do governo, Neguinho do Gregório, encaminhasse a relação ao conhecimento do chefe de transportes e do Secretário de Administração.
 O vereador falou sobre o tradicional São Pedro de Andorinha, destacou que foi uma das melhores festas já realizada no município, concordou em parte com o vereador, Vagner Lavor, que reclamou do valor gasto com a festa, mas explicou que o investimento traz retorno para o munícipio “Não se faz uma grande festa com pouco recurso, e quando o município gastar, está investindo no comércio local, que durante o evento também aquece suas vendas. Tenho mais de vinte anos que estou em Andorinha, essa foi uma das melhores festas, e até agora não vi nenhum comerciante reclamando, é sinal que venderam” observou Marinaldo .
Com relação o projeto que visa valorizar os artistas da terra, respondendo o vereador Vagner Lavor que cobrava do prefeito que o projeto fosse sancionado,o presidente que é autor do projeto, afirmou que o documento já esteve nas mãos do prefeito e não foi sancionado porque precisa de algumas alterações “Temos que fazer alguns ajustes por conta de uma emenda de sua autoria, o prefeito devolveu o projeto, e depois desse ajuste e sua assinatura, iremos enviar o projeto para que o gestor possa sancionar” explicou o presidente.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios