Regional

Roberto Carlos quer criar o Disque Doação de Órgãos

Roberto Carlos quer criar o Disque Doação de Órgãos

Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o Projeto de Lei de autoria do deputado Roberto Carlos (PDT), cujo objetivo é incentivar o aumento do número de doadores de órgãos, através da criação do serviço “Disque Doação de Órgãos”, no Estado da Bahia.

O parlamentar ressaltou que pesquisa recente aponta que o Estado possui a quarta maior fila de espera por órgãos entre os estados brasileiros e, o principal entrave no estado é a recusa de familiares em doar órgãos de parentes falecidos.

O Disque Doação deverá ter três dígitos e o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, promoverá ampla divulgação do serviço. Para a execução do Disque Doação, o Estado estabelecerá de forma mais específica e detalhada normas e regulamentações que atendam o objetivo da lei.

Roberto Carlos explicou que, de acordo com a Central de Transplantes – organização estadual que incentiva a doação de órgãos – as principais razões para a negativa das famílias são o desconhecimento do desejo do falecido em vida, a falta de esclarecimento sobre morte cerebral e a crença de que a religião da pessoa não permite a doação. O tempo de espera na fila de transplante é um fator importante para definir o sucesso da operação.

“Apesar de a Bahia ter registrado um aumento nas notificações de pessoas falecidas em condições adequadas para doar órgãos nos últimos cinco anos, esse crescimento de 8,2% foi inferior aos avanços médios no Nordeste e no Brasil”, completou o deputado Roberto Carlos.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios