Regional

Escolas rurais de Senhor do Bonfim realizam encerramento do Programa Despertar

Organizadores do programa Despertar realizaram cerimônia de encerramento das atividades onde destacou as ações desenvolvidas pelos alunos das escolas participantes. No total, 35 unidades escolares formam cadastradas, dessas, a grande maioria, 31 escolas conseguiram efetivar as etapas exigidas pelo Programa realizado nas escolas da zona rural, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-AR/BA e FAEB, em parceria com Sindicato e Prefeitura Municipal,

As atividades formam desenvolvidas desde o início de junho, por agentes de formação do município, em turmas da Educação Infantil ao 9º ano, multisseriadas e EJA (Educação de Jovens e adultos). As escolas participantes também elegeram um aluno, como Agente Despertar, responsável pela mobilização das ações do programa entre os estudantes. O agente foi escolhido mediante voto dos colegas da escola.

O Programa forma uma nova mentalidade nas crianças e nos jovens das escolas públicas, trabalhando temas como: Sustentabilidade, Empreendedorismo, Preservação do Meio Ambiente Cooperativíssimo entre outros. Além disso, as agentes orientam os alunos como poupar, reciclar e educação familiar.

“O Despertar tem o objetivo de promover a educação ambiental no campo voltada para a criação da consciência ecológica, alavancar mudanças comportamentais relacionadas ao meio ambiente, saúde, cidadania, ética, trabalho e consumo e, por consequência, contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos que buscam a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental”, comentou a secretária de Educação, Cristiane Maia.

Uma das unidades de ensino que se destacou no Programa foi a Escola Municipal Rui Barbosa, na região de Carrapichel, que abordou a temática do lixo. Os alunos realizaram na comunidade o “Dia D”, um grande mutirão limpeza e plantio de mudas de arvores nas margens do Rio Itapicuru-Mirim. Outra ação importante foi a implantação de uma horta comunitária na escola.

O tema desse ano do Programa Despertar foi “Viver Bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida”.“Essa foi a primeira vez que o Programa aconteceu na rede municipal de ensino de Senhor do Bonfim. As ações do programa atenderam 3.481 alunos e teve 230 professores envolvidos,” informou a coordenadora do Despertar, Edineide Vitor Costa

Para finalizar o Programa em âmbito estadual, será realizado um concurso envolvendo todas as escolas da Bahia cadastradas no programa. Serão premiadas as seguintes categorias: Agente Despertar, Experiência docente e Portfólio do coordenador. A solenidade de premiação acontecerá no dia 07 de dezembro, no Palace Hotel, em Feira de Santana, Av. Maria Quitéria, 1572 – Centro.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios