Regional

PINDOBAÇU: Câmara antecipara eleição e vereador Eri tomará posse somente em Janeiro de 2019.

Em comum acordo a maioria dos vereadores, do município de Pindobaçu,  decidiram antecipar a eleição para escolha do futuro presidente que irá tomar posse e presidir os trabalhos da casa a partir de 2019 ficando no cargo até o final de dezembro de 2020.

  1. Conforme portaria,  publicada no último dia 9, no Diário do Legislativo  a eleição está marca para acontecer na próxima quinta-feira (19), a chapa   encabeçada pelo vereador Eri (DEM), já é tida como vencedora, que além de ter o apoio do prefeito Hélio Palmeira, conta também com  o apoio do atual presidente Jaílton da Bananeira (PMDB), que não poderá disputar a reeleição (Segundo Regimento Interno da casa).

Como a oposição teria perdido o prazo para apresentar um nome, possivelmente  não observou o Art. 13 B do regimento interno onde cita que a inscrição de chapa para renovação da Mesa Diretora se dará com antecedência mínima de 04 (quatro) dias, e como a eleição será na próxima quinta-feira dia 19, e até o momento apenas uma chapa foi protocolada, tudo indica que a eleição será chapa única.   

Em contato com o presidente da câmara, Jaílton Bananeira, ele afirma que permanecerá no cargo até dezembro de 2018, e que até lá será seguido às leis, “o Regimento Interno foi aprovado no final da última legislatura, inclusive eu e outros colegas que fazemos parte desse atual mandato, aprovamos a atual forma de eleição da casa, então eu não tenho nenhuma culpa, quando eu votei a favor dessa nova forma de eleição eu nem sonhava em ser presidente da casa, estou aqui seguindo o desejo da maioria e apenas obedecendo ao regimento interno, que eu e outros colegas aprovamos na legislatura passada. Então quer dizer que nós agora iremos rasgar o regimento? É lei e se é lei tem que respeitar, até porque o povo está cansado de político sem palavra”, resumiu o presidente. 

Com relação à renovação da mesa da câmara, nossa equipe teve acesso ao regimento interno e o Art. 13 A –  é bem claro quando fala sobre a eleição da mesa da  câmara, “A eleição para renovação da Mesa Diretora poderá ocorre no primeiro ou segundo ano da legislatura, na data a ser definida pelo Presidente, por meio de Portaria”.

Conforme manda o regimento interno, a portaria foi publicada na última segunda-feira dia 09, e a eleição acontecerá na próxima quinta-feira (19).

A única chapa registrada até o momento foi assim definida; Erí (Presidente), Eugênio (Vice Presidente), Jaílton Bananeira (Primeiro Secretario), e Márlon (Segundo Secretario).

A oposição garantiu que irá ingressar com ação na Justiça com pedido para suspender a eleição e representará denúncia no Ministério Público.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios