Regional

Em Jaguarari, 80 pessoas estão sendo capacitadas em políticas públicas educacionais

Jaguarari – Incansável na busca de ferramentas que tornem a gestão pública municipal de Jaguarari cada vez mais eficaz, o Prefeito Everton Rocha firmou parceria com o Governo Federal, trazendo pela primeira vez para o município a capacitação do programa Formação Pela Escola, do FNDE. A iniciativa prepara gestores escolares, educadores, secretários e integrantes da comunidade sobre ferramentas de gestão publica aplicada a educação. “É importante termos gestores cada vez mais capacitados, para oferecer um serviço de qualidade a nossa população”, frisa Everton.

Com duração de 20 meses, o curso é dividido em nove módulos com carga horária total de mais de 500 horas de formação. Em Jaguarari, duas turmas de 40 pessoas estão sendo capacitada. Entre os temas abordados durante o curso, está o  Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE);  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);  FUNDEB; Programas de Transporte do Escolar, entre outros programas e ferramentas que o FNDE disponibiliza.

Para Poliana Cavalcante Duarte, cursista do programa e gestora da Escola Municipal José Antônio dos Santos, do povoado de Jacunã, essa iniciativa é uma conquista de grande importância para Jaguarari. “Através do programa, obtemos conhecimento e subsídios relevantes para gerir as escolas norteados pela legalidade, competência e profissionalismo. A adesão ao programa, feita pelo Prefeito Everton Rocha, denota o compromisso com a educação e a gestão responsável com os recursos públicos”, enfatiza.

Com um conhecimento aprofundado de como esses programas funcionam, os participantes poderão intensificar o controle social sobre os recursos públicos destinados à educação, fazendo com que a qualidade da gestão dos recursos seja aperfeiçoada. “Além de inédito, em nossa cidade, o programa de Formação Pela Educação é uma capacitação gratuita, que nos permite utilizar os recursos com ainda mais responsabilidade e assertividade”, destaca o secretário municipal de educação, Juraleson Leite.

Além dos benefícios que a capacitação trás para a gestão pública municipal, o programa pode ser reconhecido como título para os participantes.  É o que explica a tutora do programa em Jaguarari, Lara Benares. “A nossa cidade, já está encaminhando-se para formar os 80 primeiros cursistas. E como o programa é reconhecido pelo MEC e possui carga horária de mais de 500 horas ele pode ser validado como pós-graduação pelos participantes”, conclui.

Post Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock de Anúncios Detectado

Favor Desabilitar Bloqueador de Anúncios. Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios